Tribunal Superior Eleitoral a) três juízes dentre os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF); b) dois juízes dentre os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ);
Por não ter um quadro próprio, o TSE é composto de, no mínimo, sete membros, entre eles três juízes escolhidos dentre os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), dois juízes dentre os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois advogados, entre seis, de notável saber jurídico e idoneidade moral, ...
A Certidão de Quitação Eleitoral é um documento que comprova que o cidadão não tem pendências na Justiça Eleitoral. A certidão pode ser obtida pela internet, ou ainda em postos de atendimento denominados Cartórios Eleitorais.
Para se obter o título eleitoral, o cidadão deve comparecer ao cartório eleitoral que atende do município (ou bairro) onde mora, de posse dos seguintes documentos: Cédula de identidade.
O juiz eleitoral é um juiz de Direito (estadual) que presta um serviço à Justiça Eleitoral (da União). Os juízes eleitorais são considerados órgãos autônomos da Justiça Eleitoral, juntamente com os demais (Tribunal Superior Eleitoral, Tribunais Regionais Eleitorais e Juntas Eleitorais).
O TSE é presidido por um ministro oriundo do Supremo Tribunal Federal (STF). Atualmente, o Ministro Gilmar Ferreira Mendes preside a Corte.
Luís Roberto Barroso Tribunal Superior Eleitoral/Presidentes
O comprovante de votação verificado pelo eleitor (VVPAT, na sigla em inglês) é um método de fornecer um retorno aos eleitores usando um sistema de votação sem cédulas.
Para consultar se sua situação já teria sido regularizada. , transcorrido o prazo mínimo de 90 (noventa) dias após a data de requerimento ao TSE, o interessado deverá acessar periodicamente o site do Tribunal Superior Eleitoral – TSE (
Coloque seu nome completo (nome atual), data de nascimento (DD/MM/AAAA) e nome de seus pais. Lembre-se que os nomes devem ser idênticos aos que você informou quando fez o título (se já o tiver).