Heráclito, inserido no contexto pré-socrático, parte do princípio de que tudo é movimento, e que nada pode permanecer parado - πάντα ῥεῖ ou "tudo flui", "tudo se move", exceto o próprio movimento.
A harmonia dos contrários A mudança, o "tudo flui" é sempre a passagem de um contrário ao outro. A criança que se torna velho, o seco que se torna úmido e assim sucessivamente. O filósofo descreve esse processo como uma "guerra" e entende que é a guerra a força por trás do movimento constante da natureza.
Entenda o que ele quis dizer com essa frase Quando imergimos, águas novas substituem aquelas que nos banharam antes. O exemplo serviu para ilustrar a Teoria do Devir de Heráclito de Éfeso, sua tese mais famosa. Para ele, o Universo anda num eterno fluir, com cada coisa sendo e não sendo ao mesmo tempo.
Heráclito. "Tudo flui e nada permanece; tudo se afasta e nada fica parado… Você não consegue se banhar duas vezes no mesmo rio, pois outras águas e ainda outras sempre vão fluindo…
Para o filósofo, havia uma espécie de organização racional no universo que era infinita, uma, indivisível, imutável e imóvel. A teoria parmenidiana estava centrada no que ele chamou de "ser". O ser das coisas era o princípio fundamental, baseado em uma espécie de ideia infinita e universal.
13) O que significa dizer, na filosofia de Heráclito, que "tudo é um? Resposta: A afirmação quer dizer que do choque entre pares de opostos resulta uma harmonia. ... Em outras palavras, o movimento de mudança dos opostos ("tudo flui") na verdade revela uma harmonia entre eles, fazendo deles apenas um ("tudo é um").
Dizia Heráclito, que o mundo é um fluxo perpétuo onde nada permanece idêntico a si mesmo, mas tudo se transforma no seu contrário. A luta é a harmonia dos contrários, responsável pela ordem racional do universo. ... Por isso Heráclito dizia: " A guerra (ou a luta) é o pai de todas as coisas".
1) O ser é idêntico a si mesmo: se o Ser fosse diferente de si mesmo, ele não seria o que "é". Em outras palavras: se não fosse idêntico a si mesmo, o Ser não seria ele mesmo, o que é impossível, pois, o ser "não pode não ser".
Para Parmênides, era dotado de existência somente aquilo que existe infinitamente e de maneira imóvel, ou seja, somente por meio das essências. ... "O ser é e o não ser não é", frase proferida por Parmênides, indica que o ser (o que existe) é, pois é idêntico a si mesmo e indica a si mesmo.