Rocha vulcânica ou vulcanito é a designação dada em petrologia e geologia às rochas ígneas de origem vulcânica. É um tipo de rocha que se forma por arrefecimento do magma superficial, é extrusiva. ... Basalto, andesito, dacito, riolito, traquito e fonolito são exemplos de rochas vulcânicas.
1.1) Rochas ígneas extrusivas ou vulcânicas: são aquelas que surgem a partir do resfriamento do magma expelido em forma de lava por vulcões, formando a rocha na superfície e em áreas oceânicas. Como nesse processo a formação da rocha é rápida, ela apresenta características diferentes das rochas intrusivas.
Considerado o cristal mais antigo do mundo, a pedra vulcânica provém da lava e conserva a energia do elemento fogo em seu interior. É utilizada principalmente como forma de eliminar energias negativas dos ambientes.
A formação das rochas ígneas vem do resultado da consolidação devido ao arrefecimento do magma derretido ou parcialmente derretido. Elas podem ser formadas com ou sem a cristalização, ou abaixo da superfície como rochas intrusivas (plutônicas) ou próximo à superfície, sendo rochas extrusivas (vulcânicas).
O basalto é uma rocha vulcânica muito comum com baixo teor de sílica. Riolito é uma rocha vulcânica com alto teor de sílica. O riolito tem a mesma composição química do granito e o basalto é composicionalmente igual ao gabro. Rochas vulcânicas intermediárias incluem andesito, dacito e latita.
Quando a consolidação do magma ocorre dentro da crosta terrestre, de modo que o resfriamento seja lento dando condições para que os cristais se desenvolvam sucessivamente, as rochas originadas deste processo são denominadas plutônicas ou intrusivas. ...
As rochas vulcânicas se originam do magma ígneo dentro da crosta terrestre. Basalto, riolito e dacito são tipos de lava comuns. Quando o magma é erupcionado na crosta terrestre, eles se tornam extrusivos ou vulcânicos. Dentro do magma estão os ingredientes químicos para fazer minerais.