Apresentam diferentes figuras geométricas, em preto e branco (melhores obras) ou coloridas que combinadas de tal forma provocam no espectador as sensações de movimento, suas cores e formas se movem pelos efeitos óticos (as cores com freqüências de ondas muito distantes não são captadas simultaneamente pelo olho humano, ...
Os surrealistas pretendiam, dessa forma, atingir uma outra realidade, situada no plano do subconsciente e do inconsciente. A fantasia, os estados de tristeza e melancolia exerceram grande atração sobre os surrealistas, e nesse aspecto eles se aproximam dos românticos, embora sejam muito mais radicais.
Op Art (abreviação de Optical Art) é um movimento artístico que surgiu na década de 1960 nos Estados Unidos. Trata-se de um estilo de arte que cria a ilusão de movimento por meio de suas obras. Suas características têm como base a precisão e a matemática, o contraste total e as formas abstratas.
A Op Art se caracteriza pelos efeitos ópticos e visuais que conduzem o espectador para dentro do quadro, compondo o movimento da obra com seus olhos. Outro aspecto característico desse estilo são os trabalhos em três dimensões, explorando o contraste de cores preta e branca e a utilização de formas geométricas.
Contrastes violentos de cor são por vezes usados para produzir ilusões de movimento similares às obtidas a preto e branco.
Apesar do rigor com que é construída, simboliza um mundo mutável e instável, que não se mantém nunca o mesmo. Os trabalhos de op art são em geral abstratos, e muitas das peças mais conhecidas usam apenas o preto e o branco.
No surrealismo, os artistas buscavam conectar elementos do mundo real com os seus sonhos, criando assim uma realidade alternativa. ... Assim esculpiam, por meio de figuras simbólicas e abstratas, as imagens do subconsciente, consideradas por eles a realidade mais profunda do ser.
Iniciou-se em 1924, com a publicação do Manifesto Surrealista, escrito por André Breton, que propunha uma nova proposta estética que rompesse com a primazia da compreensão racional, sem diferenciação entre sonho e realidade ou entre lucidez e delírio, por exemplo. ...
Os artistas do movimento op art defendiam a idéia de que a arte deveria ter "menos expressão e mais visualização". ... O pintor húngaro Victor Vasarely (1908-1997) é o precursor da op art, surgida nos anos 30.
Op art é um termo usado para descrever a arte que explora a falibilidade do olho e pelo uso de ilusões de óptica. A expressão "op-art" vem do inglês (optical art) e significa "arte óptica". ... Os trabalhos de op art são em geral abstratos, e muitas das peças mais conhecidas usam apenas o preto e o branco.