Tanto os detergentes como os sabões diminuem a tensão superficial da água e são denominados genericamente de surfactantes, porque as moléculas desses materiais se colocam entre as moléculas de água e diminuem a tensão superficial.
O detergente diminui a tensão superficial da água, fazendo com que ela derrame. O resultado é um número menor de água na superfície da moeda.
Os detergentes são substâncias tensoativas, isto é, diminuem a tensão superficial – a capacidade que as moléculas de água tem de se manter unidas fortemente. Com as ligações suas moléculas, enfraquecidas, a água umedece mais facilmente o objeto a ser lavado.
Devido a essa orientação, os fosfolipídios diminuem a atração entre as moléculas de H2O da superfície. Isto pode ser entendido como se elas estivessem causando "defeitos"na membrana elástica, diminuindo a tensão superficial da água (ou a tensão interfacial ar-água).
Os principais fatores que influenciam a tensão superficial de uma substância é a sua pureza e a temperatura.
A tensão superficial da água é a mais alta de todos os líquidos, igual a 7, N. m-1. Isso explica vários fenômenos.
Como explicado, a força coesiva entre as moléculas causa a tensão superficial. Quanto mais forte for a força coesiva, mais alta será a tensão superficial. ... Estas ligações formadas são chamadas de pontes de hidrogénio e levam a fortes forças coesivas entre as moléculas de água e a altos valores da tensão superficial.
O sabão funciona da seguinte maneira: a sua parte apolar é hidrofóbica, ou seja, tem aversão à água, mas é lipofílica, isto é, interage com as moléculas da gordura (que também são apolares), "aprisionando-as" dentro de uma micela, como mostra a imagem a seguir. ... Desse modo, a sujeira gordurosa é arrastada com a água.
A parte apolar do sabão interage com a gordura (sujeira) ao mesmo tempo em que a parte polar reage com a água, neste momento são formadas partículas (micelas) de detergente que ficam espalhadas na água, agilizando o processo de limpeza.
A Tensão Superficial é um fenômeno que ocorre em todos os líquidos, ela se caracteriza pela formação de uma espécie de membrana elástica em suas extremidades. Tomemos como exemplo a água, que por sua vez tem a maior Tensão Superficial dentre os outros líquidos.