A passagem "mais possível novo Quilombo de Zumbi" (linha 24) tem relação com A) São Paulo seria uma cidade de estrangeiros. B) a capital dos paulistas seria um lugar de resistência contra as formas de opressão do trabalho assalariado. ... E) a dura realidade dessa cidade impediria qualquer relação fraternal.
4. Qual o sentido da passagem que você transcreveu, tomando como referência o mito? Sentido: Todas as coisas têm duas faces ou dois lados: ex. capa e a contra capa, cara e coroa avesso e o direito entre outros exemplos.
A letra descreve o momento em que Caetano Veloso chega à cidade e, por meio de metáforas e referências a lugares e outros grupos musicais, o cantor descreve a São Paulo que encontrou, relatando sobre as pessoas e experiências que viveu em seu encontro com a alteridade.
Indiferente aos sentimentos alheios, Narciso desprezou o amor da ninfa Eco e seu egoísmo provocou o castigo dos deuses. ... Quando eu te encarei frente a frente não vi o meu rosto chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto o mau gosto, é que Narciso acha feio o que não é espelho...
Como metáfora, Narciso ilustra o quanto o homem pode ser incapaz de amar aquilo que não reflete sua própria imagem, percebendo tudo o que lhe é diferente como sendo uma ameaça. ...
Gilberto Gil Sampa/Compositores
É que Narciso acha feio o que não é espelho..." mostra que ele sabe ser diferente da realidade que está vivendo e sabe que é um narcisista. Sampa é quase um hino da cidade de São Paulo e traduz, não só o sentimento de Caetano, mas também de vários migrantes que escolheram a cidade para morar.
Caetano Veloso Sampa/Artistas
É provável que, para muitos, o lugar que traduziria essa sensação seja uma simples esquina do centro da cidade: a que une as avenidas Ipiranga e São João. Foi lá que algo aconteceu no coração de Caetano Veloso e deu ao cruzamento os versos mais famosos da canção "Sampa", de 1978.
Caetano Veloso Considerada o "hino" da cidade de São Paulo, a música "Sampa", composta por Caetano Veloso, completa 40 anos em 2018. Em entrevista ao SP1, Caetano diz que sua experiência com a cidade inspirou na hora de compor a canção.