Nathy, a provisão de encargos é um valor calculado antecipadamente dos juros, IOF e CPMF a serem cobrados na conta apenas no dia de débito do juros, caso você ultrapasse os 10 dias do Santander Master.
As Provisões são efetuadas com o objetivo de apropriar o resultado de um período de apuração, segundo o regime de Competência, pois os custos de férias e de 13º Salário são devidos no mês ocorrido, logo equivale a 1/12 avos a cada mês trabalhado. ... INSS sobre Férias a Pagar.
Passo a passo para calcular a provisão de férias
O valor a ser provisionado é calculado na base de 1/12 da remuneração mensal dos empregados quando mensal, 3/12 quando trimestral ou n/12 quando anual. Quando os salários são reajustados, deverá ser complementada a provisão.
No caso de inadimplemento, serão devidos juros remuneratórios de até 19,00% a.m. cobrados por dia de atraso, vigentes na data do pagamento, praticada pelo Banco em suas operações de crédito.
A provisão para contingências nada mais é que uma despesa que envolve valores financeiros que ainda não foram pagos, mas derivam de fatos geradores contábeis já ocorridos. Em resumo, em um balanço, a provisão é a despesa configurada como ocorrida, mesmo que, ainda não paga, aprovisionada para eventos futuros incertos.
Já as provisões de férias, como o próprio nome indica, são estimativas de gastos com as férias dos empregados. Elas devem ser contabilizadas mensalmente, pelo valor referente a 1/12 (um doze avos) da remuneração de cada funcionário, e devem atender ao princípio da competência.
A provisão para o pagamento do 13º salário é calculada na base de 1/12 da remuneração dos empregados que tiverem trabalhado no mínimo quinze dias no mês, cabendo ajuste do valor provisionado nos meses anteriores em virtude de reajustes salariais, acrescidos dos encargos sociais cujo ônus cabe à empresa.
Provisão é uma reserva de um valor para pagamento de despesas previstas. A provisão visa a cobertura de um gasto já considerado certo ou de grande possibilidade de ocorrência. ... Tratam-se de despesas que, ainda que não pagas, configuram-se como ocorridas, pelo princípio de competência contábil.