A expressão significa falso amigo. Quem a popularizou foi o cartunista pernambucano Péricles Albuquerque Maranhão, o Péricles (1924-1961), que trabalhava na revista O Cruzeiro, muito popular no Brasil na década de 50.
O anfitrião prepara tiras de papel com números que correspondam ao número de presentes. Cada participante tira um número para estabelecer sua ordem de participação na brincadeira. A pessoa que tirar o número um escolhe um presente, desembrulha e mostra a todos. Então é a vez da pessoa que tirou o número dois.
4. [Brasil] Que ou quem é invencível ou muito valente.
Amigo da onça é também o nome dado a uma brincadeira de troca de presentes, como um amigo oculto. A diferença é que o amigo da onça é mais um inimigo oculto, sendo trocados presentes sarcásticos ou inúteis, tendo apenas como finalidade ser um momento divertido e descontraído.
Péricles Péricles criou o Amigo da Onça, o mais popular do humor nos anos 40 e 50. Ele nasceu no Recife, em 14 de agosto de 1924, e publicou seus primeiros desenhos ainda no Colégio Marista, onde estudava.
Certa hora deu de cara com a pintada. Danou-se a correr, e a onça atrás. O fazendeiro tava sentado na varanda quando o compadre pobre chegou correndo e perseguido pelo felino. Por sorte, na hora que a onça deu o bote, ele tropeçou numa pedra e caiu.
Inimigo secreto ou Amigo Ladrão Funciona assim: quando você é sorteado, escolhe um dos pacotes que algum dos seus amigos levou, ainda embalado mesmo. Aí, você escolhe: abrir o pacote ou "roubar" o presente de alguém que já ganhou.
Ao invés da pessoa revelar quem tirou, ela tem de descobrir qual o amigo secreto que irá presenteá-la. Funciona assim: alguém sai da sala e quem tirou essa pessoa se revela aos outros participantes.
Significado de virar onça: Ficar muito bravo.
"A onça-pintada é evolutivamente adaptada para encontrar, atacar, matar e se alimentar de sua presa de forma extremamente eficiente", afirma Fernando Azevedo, biólogo da Associação Pró-Carnívoros. "Para isso, ela precisa ter três sentidos bastante aguçados: a visão, a audição e o olfato.