O termo "filarmônica", que significa "amor pela harmonia", tem o mesmo prefixo grego phylos que aparece em"filantropia", o amor pela humanidade, e "filosofia", o amor pelo saber.
Orquestras sinfônicas e filarmônicas são, convencionalmente, conjuntos grandes, com cerca de cem músicos divididos em naipes (cordas, madeiras, metais e percussão). A Filarmônica de Berlim, por exemplo, tem 129 instrumentistas.
Entre sinfônicas e filarmônicas praticamente não há diferenças: ambas se apresentam em grandes auditórios, comportam mais de uma centena de músicos e geralmente executam um repertório de música erudita. ... Ou seja, é um tipo de música erudita para pequenos espaços, executada por poucos músicos.
Uma orquestra terá, tipicamente, mais de oitenta músicos, em alguns casos mais de cem, embora em actuação esse número seja ajustado em função da obra reproduzida.
Os tipos de orquestra existentes A princípio é preciso separar os grupos existentes das orquestras. Eles se dividem em: orquestra sinfônica, orquestra filarmônica e orquestra de câmara.
Um regente, ou maestro, é o profissional responsável por dirigir um coro ou orquestra musical.
Por isso, raramente são vistas orquestras filarmônicas no Brasil. A orquestra sinfônica é dividida em quatro famílias: cordas, madeiras, metais e percussão. Cordas: violinos, violas, violoncelos, contrabaixos e harpa. Madeiras: flautas, flautim, oboés, corne Inglês, clarinetas, clarone, fagote e contrafagote.
As orquestras são constituídas por quatro famílias de instrumentos: as cordas, as madeiras, os metais e as percussões. A família das cordas é formada por violinos, violas, violoncelos, contrabaixos e harpas e tem duas seções, o primeiro e o segundo violino.
Há quatro famílias ou naipes de instrumentos: cordas, madeiras, metais e percussão. Base da orquestra e maioria do total que forma uma orquestra, as cordas são: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa e piano.
As diferenças entre as orquestras sinfônica, filarmônica e de câmara são relativas ao tamanho e ao tipo de financiamento das atividades. ... As orquestras sinfônicas e filarmônicas são muito parecidas, pois as duas têm como característica se apresentar em grandes auditórios e reúnem muitos músicos e instrumentos.