Como o nome já diz, são determinadas áreas nas quais dominam determinado tipo de clima, de uma forma (morfo) do relevo e, consequentemente, de uma vegetação.
Os domínios são:
Características principais: clima tropical; vegetação de cerrado; solos pouco férteis em grande parte do domínio; presença de depressões e planaltos.
É considerado um modelo completo, pois leva em consideração vários elementos geográficos, compondo o quadro natural de uma região. No Brasil, há seis domínios morfoclimáticos: Amazônico, Araucárias, Caatingas, Cerrado, Mares de Morros e Pradarias, além das Faixas de Transição.
Os domínios morfoclimáticos brasileiros são seis: amazônico, caatinga, mares de morros, cerrado, araucárias e pradarias.
O Domínio Morfoclimático da Amazônia é caracterizado pelo relevo baixo, abundância hídrica, chuvas constantes e grande necessidade de preservação.
O Domínio morfoclimático amazônico é o maior do Brasil, e está praticamente todo localizado na Região Norte do país.
De acordo com Woese, existem três domínios: Domínio Archaea, Domínio Bacteria e o Domínio Eukarya.
Domínio morfoclimático é uma classificação geográfica que engloba aspectos naturais como clima, hidrografia, vegetação, relevo e solo, predominantes em uma determinada área, e a forma como eles se relacionam entre si. ... Entre os domínios morfoclimáticos, existem áreas chamadas de "faixas de transição".
características semelhantes de relevo, clima e vegetação. classificados em: DOMÍNIOS FLORESTADOS: Domínio Amazônico, Domínio dos Mares de Morros Florestados (Mata Atlântica) e Domínio das Araucárias. NATURAIS HERBÁCEAS E ARBUSTIVAS: Domínio dos Cerrados, Domínio da Caatinga e Domínio das Pradarias (campos).