Kendo (em japonês: 剣道, caminho da espada), quendô ou quendo é uma arte marcial japonesa moderna (gendai budo), desenvolvida a partir das técnicas tradicionais de combate com espadas dos samurais do Japão feudal, o Kenjutsu.
Kendô literamente significa "caminho da espada" em japonês. É a arte da tradicional esgrima japonesa que foi desenvolvida pelos Samurais, tendo as suas origens nas diversas técnicas de luta com espada refinadas por centenas de anos de combate e estudo, o Kenjutsu.
O conceito principal do Kendô é disciplinar a caráter através da aplicação dos princípios da Katana (espada). ... O objetivo do Kendô não é apenas desenvolver a habilidade física de luta, mas também os aspectos morais e espirituais que podem eventualmente serem aplicadas na vida real.
Kendo é uma arte marcial japonesa baseada no Kenjutsu (arte da espada) e significa "caminho da espada". A chamam também de a "natureza (Riho) da espada". ... Uma característica marcante do Kendo é que a prática e os ensinamentos do Kendo não devem ser remunerados e nem cobrados.
Golpes
A arte tem como princípio o crescimento do ser humano, suas capacidades físicas, mentais, morais e espirituais. Baseado neste princípio, o respeito mútuo é um sentimento bastante compartilhado entre alunos e mestres da arte. O caráter moral e social enraizados no Kendô são oriundos do Bushido e do Zen Budismo.
Em sua tradução literal, kendô significa "caminho da espada". Desse modo, essa arte marcial busca se fundamentar na disciplinarização do caráter do praticante, moldando sua mente, corpo e espírito por meio dos princípios da katana (espada).
O Kendo começou a ser praticado no Brasil graças aos imigrantes japoneses que desembarcaram no país há mais de 100 anos. Hoje em dia, a Confederação Brasileira de Kendo (CBK) é a única entidade no Brasil filiada à Federação Internacional de Kendo (FIK), e responsável pela divulgação e prática do Kendo no País.
O Kendo é a arte do combate com a espada, praticada não só no Japão moderno, mas também em diversos países, entre eles Coréia, Brasil, Estados Unidos – terra na qual ele se tornou muito conhecido e exercitado – e no continente europeu.
Cada luta possui de três a cinco minutos de duração e são disputadas como melhor de três. O vencedor é o atleta que aplicar primeiro dois ippon, golpe considerado letal. Em casos de empate há o enchô, espécie de prorrogação do tempo normal, onde é considerada a morte súbita, vencendo o quem aplicar o primeiro ippon.