O poema Canção de Exílio, de Gonçalves Dias recebeu este nome pois nele o autor retrata a falta que lhe faz a terra amada, descrevendo como as características do local onde está (exilado) não se comparam com as de seu país, que na sua visão é muito mais belo.
Significado de Exílio Expulsão da pátria por razões políticas ou religiosas; expatriação. Local em que habita a pessoa que, por escolha ou imposição, foi embora de seu país de nascimento: Caetano Veloso escrevia de seu exílio. ... A palavra exílio deriva do latim "exilium", com sentido de expatriação, degredo.
Em 1862, Antônio Gonçalves Dias vai à Europa para tratamento de saúde. Sem resultados embarca de volta no dia 10 de setembro de 1864, porém o navio francês Ville de Boulogne em que estava, naufraga perto do Farol de Itacolomi, na costa do Maranhão, onde o poeta falece.
O tema do poema a "Canção do Exílio" é a saudade do autor pelo Brasil, que foi retratado enquanto o mesmo estava exilado, para tanto ele ressalta em seu poema as belezas naturais do país.
1. Expulsão da pátria; desterro, deportação; degredo. 2. [Figurado] Retiro; solidão em que se vive.
Gonçalves Dias é tido como o primeiro poeta autêntico do movimento romântico no Brasil. Tendo influenciado outros grandes nomes da literatura nacional, desde Álvares de Azevedo a Manuel Bandeira, passando por Machado de Assis e Olavo Bilac, o autor de "Canção do exílio" é o patrono da cadeira n.
"Canção do Exílio" é uma poesia romântica do escritor brasileiro Gonçalves Dias (1823–1864). A composição foi criada em julho de 1843, quando o autor se encontrava em Coimbra e ressalta o patriotismo e o saudosismo em relação à sua terra natal.