O termo Antropoceno foi criado para levar em consideração o impacto da acelerada acumulação de gases de efeito estufa sobre o clima e a biodiversidade e, da mesma forma, dos danos irreversíveis causados pelo consumo excessivo de recursos naturais. Contudo, é preciso transformá-lo em uma nova época geológica.
Cunhado pelo biólogo Eugene Stoermer na década de 1980 e popularizado pelo Nobel de Química, Paul Crutzen, em 2000, o termo Antropoceno possui raízes gregas: "anthropos" significa homem e "cenos" significa novo. ... Eles, que primeiro falaram em Antropoceno, apontaram a Revolução Industrial como o início dessa época.
Antropoceno, também chamado de Antropocénico, é o termo utilizado por alguns cientistas para descrever o período mais recente na história do Planeta Terra. ... Desta forma, o Antropoceno seria a época em que o homem começa a destruir suas condições de existência no Planeta.
A nova era geológica recebeu esse nome por ser uma era recente caracterizada pelo consumo em massa de materiais como alumínio e plástico .
A proposta da comissão é que o Antropoceno seja definido como uma época do período Quaternário (iniciado a 2,6 milhões de anos) da era Cenozoica (iniciada há 65 milhões de anos milhões de anos, depois da extinção dos dinossauros).
O Capitaloceno surge como uma crítica da noção de Antropoceno, ao considerar que a ação humana é sempre perpassada por relações políticas e econômicas de poder e desigualdades no contexto do capitalismo global.
A primeira fase do Antropoceno vai de 18 ou 1950 e corresponde, portanto, à formação da era industrial. A segunda fase vai de 19 ou 2015 e vem sendo chamada de "A Grande Aceleração". ... Numa terceira fase, a partir de 2000 ou, segundo alguns, de 2015, a humanidade toma consciência do Antropoceno.
Para ativistas e ambientalistas, a ideia da nova época praticamente reúne tudo o que eles vêm argumentando há décadas: de que a atividade humana está interferindo tanto no planeta que coloca em risco a própria sobrevivência da humanidade. O termo também começou a ser usado por cientistas de várias áreas.
Para eles, a humanidade modificou o planeta Terra de forma tão intensa que nós entramos no antropoceno, a época em que humanos substituíram a natureza como a força ambiental dominante na Terra. O antropoceno é um conceito novo, proposto pela primeira vez pelo químico holandês Paul Crutzen.
Stoermer dizem acreditar que vivemos numa nova era geológica, que chamam de Antropoceno. Para eles, as atividades humanas, da agricultura ao desenvolvimento do plástico, do concreto e da energia nuclear, passando pelo aquecimento global, vem afetando a Terra de tal forma que criamos um novo período de tempo geológico.