"Tod@s", "Todes", "Todxs", é uma tentativa de uma neolinguagem de gêneros gramaticais que seja inclusiva para/com as mulheres, as pessoas não-binárias, as "pessoas T entre gêneros" (Rocha, Coelho, Fernandes, 2020).
Ao nos referirmos a um coletivo em que haja pelo menos uma pessoa do gênero masculino, escrevemos: 'Nossas saudações a todos'. Nos usos do ativismo, usa-se: 'Nossas saudações a tod@s', 'todxs', 'todes' e, mais recentemente, 'tods'.
Pronome pessoal de terceira pessoa do singular neutro de gênero, popularmente chamado de pronome neutro, refere-se aos pronomes que não especificam o sexo/gênero de um indivíduo, representando outrem, que seria, outra pessoa além da que faz a oratória ou à que se dirige.
Uma consoante jamais pode substituir uma vogal, pois ambas têm diferentes funções na cadeia sonora da fala. Se alguém que utilize a grafia "todxs" experimentar ler em voz alta essa novidade fadada ao fracasso, verá que não há mecanismos fonéticos, em língua portuguesa, para que ela seja pronunciada.
Alguns grupos LGBTQI+ usam o X no lugar das vogais A ou O para não definirem masculino ou feminino. Por exemplo: "Todx x artistas presentes no evento comemoraram a premiação do espetáculo." Outros grupos preferem usar: "Todes artistas presentes no evento comemoravam a premiação do espetáculo."
[PRONOMES DE GÊNERO NEUTRO] O correto é utilizar a letra 'e' em palavras neutras, como "todes" e "amigues", e não "x" ou "@". Esses símbolos tornam complicada a leitura, a fala e a escuta das palavras. Na escrita, recentemente percebemos que muitas vezes as pessoas usam a letra "x" no lugar das letras "o" ou "a".
A nova forma neutra de gênero gramatical, sem definição de gênero (masculino e feminino), que busca a inclusão de pessoas não-binárias, dividiu opiniões e recebeu críticas desde que a postagem foi feita, em 12 de julho, ganhando mais repercussão nas redes sociais dias depois.
"Todes" é mais que respeitar a gramática, é inclusão social, dizem especialistas.
Propostas de pronomes neutrosiluéledele/a(s)dilu(s)déle(s)nele/a(s)nilu(s)néle(s)este/a(s)istu(s)éste(s)esse/a(s)issu(s)ésse(s)
Por exemplo: você pode ter 10 mulheres e um homem numa sala, mas para fazer menção ao conjunto de pessoas, vai optar por um pronome masculino – 'eles'. Na linguagem neutra, usada para se referir a pessoas sem delimitar o gênero, 'amigues' substitui 'amigos', por exemplo.