Tipografia, na nomenclatura correta, é a impressão dos tipos (como são conhecidas as fontes). Porém, como a maior parte da escrita hoje é feita digitalmente, esse significado caiu em desuso e passou a abranger todo o estudo, criação e aplicação dos caracteres, estilos, formatos e arranjos visuais das palavras.
Tipografia significa a impressão dos tipos, sendo que tipo é a fonte, ou a letra. Atualmente, Tipografia é o nome dado ao estudo, criação e aplicação de caracteres, estilos, formatos e disposição visual de palavras. Você gostaria de escolher uma tipografia que tenha impacto positivo e traga benefícios para sua marca?
A tipografia consiste nas fontes de letras que são utilizadas por designers e profissionais de criação para realizar inúmeros tipos de produção de textos e projetos gráficos – para web e impressos. A tipografia é um conceito que deve ser conhecido por todos, principalmente para os profissionais da indústria gráfica.
De acordo com a definição do Grande Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, tipografia é o "conjunto de procedimentos artísticos e técnicos que abrangem as diversas etapas da produção gráfica (desde a criação dos caracteres até a impressão e acabamento), espelhados no sistema de impressão direta com o uso de matriz em ...
Quais são os diferentes tipos de tipografia?
A tipografia é um processo de impressão em massa no qual se usam tipos móveis — formas de metal em relevo de letras e símbolos (caracteres móveis, gravuras, clichês etc.) para dar ordem estrutural e forma à comunicação escrita. ... O conceito básico se dá pela reutilização desses tipos para compor os mais variados textos.
Continue lendo para explorar cada tipo de fonte e descobrir qual estilo causará o impacto que você procura para o seu logotipo.
Partindo da ideia de elegância e liberdade, este estilo de fonte costuma transmitir criatividade e singularidade. Além disso, muitas empresas, como a Coca-Cola e o Instagram, fazem uso deste modelo para gerar impacto e destaque diante de tantas outras marcas.
A tipografia clássica baseia-se em pequenos paralelepípedos de metal com relevos de letras e símbolos. Tipos rudimentares foram inventados inicialmente pelos chineses. No século XV, o alemão Johannes Gutenberg desenvolveu tipos móveis em metal e aperfeiçoou a prensa tipográfica.
O método tipográfico consiste num processo de transferência de tinta ao papel. É passada uma camada de tinta nas áreas em relevo que por sua vez são transferidas directamente para o papel por pressão. O prelo coincidente da matriz é composto por um misto ou não, de tipos móveis, gravuras...etc.