Esses são os pilares da Reforma Protestante. Sola Scriptura (somente a Escritura): A Escritura é a única regra de fé e prática da igreja e o protestantismo aceita doutrinas de sua inspiração, autoridade, inerrância, clareza, necessidade e suficiência.
Esses movimentos religiosos questionavam a falta de moralidade, o abuso do poder, a avareza, a corrupção e todo tipo de desvio comuns na Igreja Católica na Europa. Alguns historiadores entendem, por exemplo, que os valdenses, surgidos na França, no século XII, já eram um movimento reformista.
Igreja reformada sempre se reformando É tempo de resgatar, também, o lema dos reformadores: Igreja reformada sempre se reformando.
O que é Escrituras: Diz-se de documento de um ato jurídico.
Significado de Sola substantivo feminino Couro de boi curtido e preparado para manufaturar o calçado. Parte do calçado que fica em contato com o chão: sola de sapato. Cabeçalho ou lança que por meio de gancho ou de argola se prende à charrua ou à grade para as puxar. [Figurado] A planta do pé.
Quer dizer uma Peá, um Pisa grande, uma Surra... João levou uma sola do seu Pai pois não estava se comportando.
O estopim da Reforma Protestante aconteceu em 1517, quando Martinho Lutero se deparou com o dominicano Tetzel que vendia indulgências em Wittnberg. Em resposta, no dia 31 de outubro, escreveu 95 teses que criticavam a Igreja Católica e Papa, fixando-os na porta da Catedral de Wittenberg.
(Fatec) O Concílio de Trento, uma das medidas da Reforma Católica, cujo objetivo era enfrentar o avanço das ideias protestantes, apresentou uma série de decisões para assegurar a unidade da fé católica.
Sola Scriptura, segundo a interpretação que a Reforma Protestante trouxe do que a própria Bíblia diz como sua autodefinição, o termo Sola Scriptura é o princípio segundo o qual a Bíblia tem absoluta primazia, sendo ela a única regra de Fé e Prática que todo ser humano deve seguir.
Assim, podemos concluir que o que Martinho Lutero defendia era a volta às origens da religião, a valorização da fé, da conexão com Deus e a ajuda aos pobres, colocando fim ao chamado comércio de indulgências.