Há duas versões para significado do nome da Cidade, proveniente do tupi itá-nha'ẽ: uma afirma que significa pedra que canta, e outra, pranto de pedra ou pedra que chora. O nome é uma referência ao som produzido pela batida do mar sobre as pedras, nas praias do Município.
ItanhaémMunicípio da Estância Balneária de ItanhaémMunicípio do BrasilGentílicoitanhaenseLocalizaçãoLocalização da Município da Estância Balneária de Itanhaém em São Paulo
A Vila de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém foi constituída em abril de 1561, pelo Capitão-Mor Francisco de Moraes, loco-tenente de Martim Afonso de Souza, Governador da Capitania de São Vicente, e chegou a ser em 1624 a sede da Donatária de Martim Afonso, com o nome de " Capitania de itanhaém", com jurisdição ...
O Gentílico de Itanhaém é Itanhaense. Itanhaém possuí uma área total de 601,67 Km². Sua população no ano de 2010 era de 87.057 habitantes. Quem nasce ou reside na cidade de Itanhaém é chamado de Itanhaense.
MongaguáMunicípio do BrasilApelido(s)"Príncipe do litoral"Gentílicomongaguano ou mongaguenseLocalização
Itanhaém conta ainda com diversas praias, que são o cartão de visitas da Cidade, sendo no total catorze, em cerca de 26 quilômetros, conhecidas principalmente por suas belezas naturais.
Em 1925, Benedito Muniz doou terras para construção da Capela de São Benedito e da primeira escola de ensino primário. O Distrito de Paz de Itariri, cujo nome tem origem indígena (″ita″ = pedra, ″riri″ = ostra, significando ostreira), foi criado em 1938, jurisdicionado pelo Município de Itanhaém.