Significado de Domo [Arqueologia] Parte superior de um edifício, com forma esférica; zimbório. [Por Extensão] Qualquer forma que se parece com o domo, com cúpula esférica ou hemisférica. [Geologia] Elevação do solo com formato de uma esfera partida ao meio.
Uma cúpula ou domo é uma abóbada hemisférica (metade de uma esfera) ou esferoide. ... Em italiano, uma catedral é geralmente chamada um domo, não porque tantas possuem tal estrutura na sua arquitetura, mas porque em latim domus significa "lar" ("o lar de Deus").
Domo de lava (domo vulcânico ou, por vezes, doma) é a designação dada em geomorfologia e em vulcanologia às formações geológicas formadas pela erupção de lavas muito viscosas, em geral de natureza andesítica, traquítica, dacítica ou riolítica.
Duomo (Italiano: [ˈdwɔːmo]) é um termo italiano para uma igreja com as características de, ou que foi construída para servir como uma catedral, independentemente de ela atualmente desempenhar ou não esse papel.
Domus ou clarabóia são diferentes formas de falar do mesmo modelo de abertura feita no telhado das construções. ... Além da iluminação, o domus é também uma forma de aumentar a ventilação natural na parte de dentro das construções, se mostrando uma alternativa para quem busca economia e conforto térmico.
Bastante usados em shoppings, estádios, arenas esportivas e centro de eventos, eles proporcionam iluminação natural e ventilação, reduzindo o consumo de ar-condicionado. Comumente empregados em projetos com vãos livres, os domos podem ser fixos ou retráteis.
Cúpulas geodésicas ou domos geodésicos são estruturas cuja invenção é atribuída a Richard Buckminster Füller. ... A sua estrutura consiste em barras de qualquer material, e o domo pode ser feito em qualquer dimensão, desde que o tamanho das suas barras seja calculado corretamente.
dólman | s. m. - Casaco justo e curto usado pelos oficiais do exército.
O dólmã é a jaqueta utilizada pelos chefs de cozinha e geralmente são brancas. ... Também é tradicionalmente usada por Chefs Cozinheiros por tradição herdada de Auguste Escoffier, o "Imperador dos Chefs" e codificador da Gastronomia.
Sua origem é o termo basilica, que o latim tinha ido buscar no grego basiliké e que designava a princípio um grande edifício público em que se misturavam serviços como tribunais e comércio. Mais tarde os cristãos usaram esses locais para se reunir. As primeiras igrejas erguidas por eles herdaram o nome.