A palavra afasia deriva do grego (A = não, ausência,) (FASIA = falar) apesar do radical de ausência, as afasias são disfunções dos componentes da linguagem e não ausência da fala.
A afasia é definida como um distúrbio de linguagem, afetando a capacidade de comunicação de uma pessoa. Geralmente acontece por alguma lesão ou acidente vascular cerebral (AVC), mas também pode se desenvolver aos poucos, durante o crescimento de um tumor ou desenvolvimento de uma doença.
A afasia é uma deterioração da função da linguagem falada e escrita, após ter sido adquirida de maneira normal e sem déficit intelectual correlativo. É caracterizada pela dificuldade em nomear pessoas e objetos.
Etiologia. Afasia geralmente resulta de distúrbios que não causam danos progressivos (p. ex., acidente vascular encefálico , traumatismo craniano , encefalite ); nesses casos, a afasia não se agrava.
"Converse num ambiente tranquilo, dê mais tempo para a pessoa se expressar e compreender você. Mostre que se interessa pelo que a pessoa tem a dizer e que, apesar das dificuldades, é muito bom conversar. Use desenhos, gestos e imagens, se necessário, além de frases curtas e simples, abordando um tema de cada vez".
Podem ser classificadas em oito tipos diferentes: afasia de Broca; afasia de Wernicke; afasia de condução; afasia global; afasia transcortical motora; afasia transcortical sensorial; afasia transcortical mista; e afasia anômica.
Os quadros de afasia instalam-se abruptamente, como consequência de lesões no cérebro provocadas por traumas ou acidentes vasculares cerebrais (AVC), popularmente conhecidos como derrames cerebrais. De uma hora para outra, o afásico perde a capacidade de compreender e/ou formular a linguagem.
Afasia de Broca, é a afasia de expressão, do tipo não fluente. O doente pode apresentar supressão de fala e de escrita. A compreensão da linguagem está preservada. Afasia de condução, do tipo fluente com hesitações e autocorreções.
Como é o tratamento O tratamento da afasia de broca é feito juntamente com o fonoaudiólogo com o objetivo de estimular a área de broca e, consequentemente, promover o desenvolvimento da linguagem, facilitando a comunicação.
Esta afasia ocorre por lesão na área de Broca, localizada no giro opercular da região frontal, com predominância esquerda (Lateralização das funções encefálicas), sendo geralmente causada por um acidente vascular cerebral (AVC).