Relativo a abolicionismo ou a abolição, em especial da escravatura (ex.: luta abolicionista). ... Partidário do abolicionismo (ex.: era um abolicionista convicto).
José Bonifácio, pioneiro da abolição, Eusébio de Queirós, que aboliu o tráfico de escravos, o Visconde do Rio Branco, responsável pela Lei do Ventre Livre, e os abolicionistas Luís Gama, Antônio Bento, José do Patrocínio, Joaquim Nabuco, Silva Jardim e Rui Barbosa eram maçons.
A ideia, como já apresentado, era promover a abolição no Brasil por meio da lei e impedir que acontecesse por meio de revoltas de escravos. ... Os abolicionistas mais radicais também não gostavam da lei, pois defendiam que a abolição deveria acontecer de maneira irrestrita e imediata, isto é, sem transição gradual.
O movimento abolicionista cresceu no Brasil a partir da década de 1870 e mobilizou diferentes grupos da sociedade brasileira em defesa da abolição da escravidão. ... A abolição da escravatura aconteceu no Brasil em e foi uma conquista tardia — uma demonstração do conservadorismo das elites brasileiras.
substantivo masculino e feminino Pessoa que possui escravos; senhor. ... adjetivo Em que há escravos; em que domina a escravidão; escravismo: período histórico escravocrata.
A Lei Áurea, oficialmente Lei n.º 3 353 de , foi a lei que extinguiu a escravidão no Brasil.
Podemos citar diversos abolicionistas brasileiros, que figuraram na política nacional e que até hoje são nomes conhecidos e nomeiam ruas e avenidas pelas cidades brasileiras: André Rebouças, Luiz Gama, José do Patrocínio, Francisco José do Nascimento, Joaquim Nabuco e Rui Barbosa são alguns deles.
Muitos foram os movimentos populares que tiveram caráter abolicionista, como a Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates (1798), que ocorreu na Bahia. Este movimento era formado principalmente por negros e profissionais liberais, desde alfaiates, sapateiros.
Além deles, merecem destaque os abolicionistas brasileiros: André Rebouças (1838-1898), Rui Barbosa (1849-1923), Aristides Lobo (1838-1896), Luis Gama (1830-1882), João Clapp (1840-1902) e Castro Alves (1847-1871). Note que vária lideranças abolicionistas foram maçons, tal qual José do Patrocínio e Joaquim Nabuco.
O movimento abolicionista, que surgiu no século XIX, teve papel fundamental na aprovação da Lei Áurea, em 1888. Esse movimento reuniu pessoas de diferentes grupos da sociedade que agiram de diferentes maneiras para defender o fim da escravidão dos negros no Brasil.