"olhos de cigana oblíqua e dissimulada." Maria Capitolina Santiago (Capitu, como é conhecida) é uma personagem do livro Dom Casmurro de Machado de Assis (1839-1908), publicado em 1899. ... A personagem de Capitu deu origem a diversos estudos psicológicos e literários.
6. Por que Bentinho, protagonista do romance realista Dom Casmurro, de Machado de Assis, não conseguiu "atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência"? a) Porque, na velhice, Bentinho já não era mais a mesma pessoa: deixara de ser um homem romântico para se tornar realista e pessimista.
Inteligente, prática, de personalidade forte e marcante (ela era muito mais mulher do que Bentinho, homem), Capitu acaba se tomando a dona do romance: forma, inicialmente, com o narrador, um "duo terníssimo" e, depois, possa a constituir o centro do drama do protagonista masculino, com a entrada em cena de Escobar (" ...
Influenciado pelos valores patrícios da família que o acolheu, ele se sente superior a Pádua, porque este é um homem livre e pobre, que necessita trabalhar para poder manter os seus.
Tinha-me lembrado a definição que José Dias dera deles, "olhos de cigana oblíqua e dissimulada." Eu não sabia o que era oblíqua, mas dissimulada sabia, e queria ver se podiam chamar assim. ... Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu.
Machado de Assis em Dom Casmurro, define os olhos de Capitu, numa "retórica de namorado", Olhos de Ressaca. Olhos que arrasta tudo para dentro de si. Exemplo de uso da palavra Olhos de ressaca: "José Dias dera deles, olhos de cigana oblíqua e dissimulada".
A partir de então, a amizade de Escobar por Capitu passou a alimentar as dúvidas de Bentinho. Escobar morreu afogado e as lágrimas de Capitu pelo morto deixaram Bentinho transtornado: pensou em suicidar-se, matar a esposa e, por fim, a separar-se dela.
Quando conclui os estudos, torna-se o doutor Bento de Albuquerque Santiago. Ocorre então o casamento tão esperado entre Bento e Capitu. Escobar, por seu lado, casara-se com Sancha, uma antiga amiga de colégio de Capitu. Capitu e Bentinho formam um "duo afinadíssimo".
Amiga de Santiago desde a infância, Capitu é descrita, ao longo de todo o romance, como uma mulher inteligente e alegre, apaixonada e determinada. Logo no início do namoro, podemos ver como a menina fazia planos para tentar livrar Bentinho do seminário, chegando a propor mentiras e até chantagem.