O monopólio comercial da Coroa foi quebrado no início do século XVII. A Espanha foi incapaz de defender os territórios que reivindicou nas Américas, com holandeses, ingleses e franceses a tomar ilhas do Caribe para usá-las para se engajar no comércio de contrabando com a população espanhola nas Índias.
Outro motivo que explica a manutenção da unidade do Brasil, senão o mais importante, foi a fuga da família real portuguesa para sua então maior colônia, de acordo com os historiadores. ... "Se Dom João não tivesse vindo para o Brasil, o país teria se dividido em cinco ou seis países.
Uma das causas apontadas tem a ver com a distância geográfica entre as cidades das antigas colônias e a forma como as duas possessões eram administradas por suas respectivas metrópoles.
Os muros de Ceuta e Melilla estão em duas áreas de fronteira entre Espanha e Marrocos, constituindo-se como verdadeiros enclaves europeus em território africano.
Conflitos entre espanhóis e holandeses. Invasão Holandesa ao Brasil: Salvador (1624) e Pernambuco (1630). Os holandeses buscavam obter o controle da produção açucareira e do comércio escravista.
Invasões bárbaras da Península IbéricaSérie História da península IbéricaPortugalEspanhaA Reconquista e o Reino das AstúriasReino de LeãoPortucaleAragão; Castela-Leão e Navarra
Dom João 6º deixou seu filho, Pedro, como príncipe regente no Brasil, e em 1822, Pedro tornou o Brasil independente, coroando a si mesmo como Dom Pedro 1º. O Brasil ganhou então a independência como uma monarquia constitucional.
Deve-se a manutenção do território do Brasil no período da colonização ao fato de somente dois países terem partilhado a América (Tratado de Tordesilhas entre Portugal e Espanha), diferente do outro período chama de neocolonialismo ou imperialismo, durante o qual vario países partilharam a África.
Isso aconteceu porque a Espanha dividiu seus territórios na América em quatro grandes vice-reinados, além de outras capitanias gerais e intendências. No Brasil, a criação das capitanias hereditárias foi uma experiência parecida.
E por que o Brasil é o único país na América Latina que não fala espanhol? Esse fato foi causado por um tratado que os espanhóis fizeram com os portugueses. ... Tornando assim o Brasil ''propriedade'' portuguesa, fazendo com que o mesmo herdasse o idioma de seus colonizadores, o português.