Mas que seja infinito enquanto dure. O autor utiliza uma metáfora para se referir ao amor, indicando que é uma chama, e uma chama não dura para sempre: tem um princípio e um fim. Assim, fica expresso o desejo do poeta de aproveitar ao máximo o amor, enquanto ele existir.
Mas que seja infinito enquanto dure. Houve um tempo em que você resolveu andar somente em sua própria companhia.
De tudo ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento. Dele se encante mais meu pensamento. Mas que seja infinito enquanto dure.
Mas que seja infinito enquanto dure". Determinando o significado dos versos de Vinícius, chegamos à conclusão de que ele pretendia estabelecer uma indicação de causa: –o amor não é imortal porque é chama, fogo.
A inadequação gramatical desses versos está na utilização da expressão "posto que" com o valor semântico de causa. O poeta espera que o amor não seja imortal, já que é chama, percebeu? ... A conjunção "COMO" pode ter três valores semânticos:causa, comparação e conformidade.
03 – O que representa uma chama? Como podemos associar essa palavra ao amor para compreendermos, o verso "que não seja imortal, posto que é chama"? O amor é como uma chama quente, ilumina, pode queimar, mas apaga, termina. 04 – O que você entende por "Mas que seja infinito enquanto dure"?
Soneto da Fidelidade (Vinicius de Moraes) Mas que seja infinito enquanto dure. Eu possa me dizer do amor (que tive): Que não seja imortal, posto que é chama Mas que seja infinito enquanto dure. Sem dúvida um dos poemas mais famosos e lindos da literatura brasileira!
Eterno enquanto dure, para mim quer dizer que seja intenso, perfeito, maravilhoso até enquanto durar, ou seja que mesmo acabando um dia foi tão bom que pareceu eterno.
No Soneto de Fidelidade, escrito por Vinícius de Moraes, "o maior encanto" pode ser interpretado como algo maravilhoso e irresistível. Assim, ao dizer "Que mesmo em face do maior encanto /Dele se encante mais meu pensamento", o eu lírico faz uma jura de amor ao interlocutor.
Vinicius de Moraes Soneto de fidelidade/Autores