O candidato ao cargo de agente da polícia federal precisa, além dos requisitos já citados, possuir diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em nível de graduação em qualquer área de formação, fornecido por instituição reconhecida pelo MEC.
O cargo exigido, de Policial Rodoviário Federal, exige formação superior em qualquer área. a) Possuir diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC);
Embora para cada perfil profissional haja matriz disciplinar específica, a formação possui duração média de 850 horas-aula e sua realização ocorre durante o período de cinco meses aproximadamente.
As atribuições legais do Agente da Polícia Federal são executar investigações e atuar em operações policiais objetivando a prevenção e repressão de ilícitos penais, bem como desempenhar outras atividades de interesse do Órgão, atuando como Polícia Judiciária da União.
Química, Química Industrial, Física, Geologia, Farmácia, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Redes de Comunicação, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Química, Engenharia Agronômica, Engenharia ...
Assim como os demais concursos públicos, qualquer certificado de nível superior em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) é aceito nos cargos de Agente de Polícia Federal, Escrivão de Polícia Federal, Papiloscopista Policial Federal, Perito Criminal Federal.
De acordo com a área de atuação, exige uma das seguintes formações superiores:
Saiba tudo sobre o curso de formação da Polícia Federal, que teve o edital de seu concurso PF publicado nesta sexta, 15, com 1.500 vagas. O edital do concurso PF 2021 foi publicado! Ao todo, são oferecidas 1.500 vagas, em cargos de nível superior, com ganhos de até R$24.150,74.
O Curso de Formação para Policial Federal é ministrado pela Academia Nacional de Polícia , em suas instalações, sendo composto por disciplinas teóricas e operacionais e disposto em carácter de internato, das 07h20min até as 18h de segunda a sábado com intervalos entre as aulas e com horário reservado para o almoço.