"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim" (João 14: 6).
A tarefa de determinar o próprio caminho e de dirigir os próprios passos pertence somente a Deus. ... O caminho de Deus o é. Devemos andar no caminho do Senhor e sermos fortes. E para andar no caminho do Senhor é necessário andar por fé e na certeza de que Ele está conosco.
Em João 14, verso 6, Ele diz: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim". ... Ele é o caminho, o qual fará com que todas as áreas da sua vida tenham sentido, sejam o que Deus planejou para você.
Eu Sou é uma expressão com um significado originário especial. "Moisés disse a Deus: 'Quando eu for aos filhos de Israel e disser: 'O Deus de vossos pais me enviou até vós'; e me perguntarem: 'Qual é o seu nome?' ... Este é o meu nome para sempre, e esta será a minha lembrança de geração em geração''" (Ex 3, 13-15).
O termo "vida abundante" vem da Bíblia versículo João 10:10b, "eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância." "em abundância" significa ter uma superabundância de uma coisa. "Vida abundante" refere-se à vida em seu abundante plenitude de alegria e de força para a mente, o corpo e a alma.
Andar com Deus é um modo, é uma expressão de comportamento. ... Aquele que anda com Deus se torna diferente das outras pessoas. Ele manifesta a própria vida do Senhor em sua história. Vemos no Velho Testamento, no livro de Gênesis, que Deus criou o homem com um propósito: para andar com Ele.
Estas dádivas de Deus o protegerão do mal e do homem perverso (Pv 2:12). Caminhos tortuosos são estilos de vida que se apartam daquilo que é certo; eles são desonestos, errados e perversos. Caminhos perversos são estilos de vida que são desarrazoados, perversos e maus.
Andar com Deus é um modo, é uma expressão de comportamento. "Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo tempo, porque os dias são maus" (Ef 5,15-16). Andar com Deus não é um andar simplesmente geográfico, de um lugar para o outro.