Para atuar como psicólogo no mercado de trabalho é preciso concluir o curso superior em Psicologia e estar devidamente registrado no Conselho Regional de Psicologia (CRP). A graduação de Psicologia tem duração média de 5 anos e exige que o aluno faça estágio para obtenção do diploma.
Ao estudar Psicologia, você passa a entender as outras pessoas — e isso inclui você também. Ou seja, ao ingressar nessa graduação, você estuda o comportamento humano, entende-se de um jeito muito melhor e lida de forma mais satisfatória com as mais variadas situações do seu cotidiano.
O profissional formado em Psicologia pode atuar em consultórios, hospitais e clínicas. Além das instituições de saúde, um psicólogo pode trabalhar em escolas, organizações públicas e privadas. Uma das áreas de atuação que vem crescendo bastante para este profissional é a Neurociência.
Psicologia. É um dos cursos mais procurados nos vestibulares de todo o País. O aluno não terá aulas de matemática durante o curso, mas precisará se dedicar bastante à leitura e estudar diversas teorias sobre o comportamento, emoções e mente humana.
a graduação em Psicologia deve cumprir uma carga horária de 4.000 horas, divididas em pelo menos cinco anos de estudos. Essa normativa deve ser obedecida à risca pelas faculdades. Por isso, se você encontrar um curso superior de Psicologia prometendo diploma em menos tempo, desconfie!
O Psicólogo estuda os fenômenos psíquicos e de comportamento do ser humano a partir da análise de suas emoções, ideais e seus valores. Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças mentais, de personalidade ou distúrbios.
Ser psicólogo é ser paciente e agente; é mostrar aquilo que a pessoa não quer ver de uma forma positiva e impulsionadora; é descobrir e redescobrir-se a cada dia; é identificar possibilidades invisíveis e trazê-las à luz; é amar o ser humano e acreditar em todo seu potencial! Por isto amo ser psicóloga!
É uma área um pouco difícil de atuar, pois o profissional fica muito mais sujeito à pressão emocional. Por outro lado, se, apesar disso, acredita que essa é a melhor escolha para você, então terá várias oportunidades de trabalho. Não é um mercado tão aquecido, mas tem diversas vagas.
LEMBRE-SE: Experiência em currículo não é somente a de trabalho remunerado, mas atividades voluntárias, associativas e de gestão de entidades sem fins lucrativos são pontos positivos para o currículo. Neste sentido, o primeiro passo é ter um bom currículo: boa formatação, bom conteúdo e boa apresentação.