Os calpulli eram as aldeias comunais, sendo que suas terras eram trabalhadas por camponeses que exerciam sua função produtiva em um sistema de servidão coletiva, em que deveriam pagar impostos ao governo central.
Os macahualtin trabalhavam em terras que pertenciam à unidade social dos calpulli, denominada chinampas, com cada família mantendo os direitos à terra desde que não ficasse no local por mais de dois anos. Dentro dessas terras, os mācēhualtin construíam pequenas represas e terraços para aumentar seu rendimento agrícola.
Na sociedade asteca pré-colombiana, membros do Calpulli serviam juntos em batalhas e construções públicas. ... A célula social básica dos Astecas era o calpulli, "comunidade residencial com direitos comuns sobre a terra e uma organização interna de tipo administrativo, judiciário, militar e fiscal" (CARDOSO, 1996, p.
Sobre a sociedade Asteca responda quem eram os Pipiltins e os Macehualtin: Eram os nobres e os plebeus.
Na sociedade asteca pré-colombiana, membros do Calpulli serviam juntos em batalhas e construções públicas. ... Esses soldados eram armados com armas de madeira e pedra. Geralmente, capturavam prisioneiros para os sacrifícios.
Segundo a lenda, a cidade teria sido construída por povos oriundos do norte do atual México, ocupando uma ilhota existente no lago Texcoco. Utilizando a lama do próprio lago, a população foi formando as chinampas, que eram os locais construídos com essa lama ampliando a ocupação sobre o lago.
Basicamente, a guerra propiciava tanto a obtenção de prisioneiros de guerra para sacrificá- los em louvor aos seus deuses como angariar tributos forçados, cuja cessão era essencial para o fortalecimento do Estado Asteca.
Pilli) era a classe social nobre no Império Asteca. ... Eles estavam abaixo dos nobres dominantes na estrutura social da civilização e acima dos plebeus que alcançaram um status nobre devido a um feito extraordinário em guerras.