Esta canção, além do ritmo, da entonação, traz elementos que se repetem numa sequência acumulativa, assim como os contos de acumulação estudados pelas crianças.
Sandra Regina Felix A VELHA A FIAR - 1ªED. (2014) - Sandra Regina Felix - Livro.
O CACHORRO NO GATO, O GATO NO RATO, O RATO NA ARANHA, A ARANHA NA MOSCA, A MOSCA NA VELHA, A VELHA A FIAR. ESTAVA O CACHORRO EM SEU LUGAR. VEIO O PAU INCOMODAR. ESTAVA O PAU NO SEU LUGAR.
O gênero textual, parlenda, ajuda o aluno em processo de alfabetização, pois propicia a relação entre o escrito e o oral, permitindo dessa forma o avanço nas habilidades de leitura, escrita e interpretação do próprio texto. Além de valorizar nosso acervo cultural oral que passa de geração em geração.
As cantigas acumulativas são músicas da cultura popular, de tradição oral, transmitidas de geração em geração. Elas fazem parte do universo infantil e são usadas em muitas brincadeiras. Sua principal característica é a repetição de versos: a cada estrofe, repetem-se versos das estrofes anteriores.
O pau no cachorro, o cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar.
La Bella Polenta é uma canção acumulativa criada pelos imigrantes italianos que vieram aqui para o sul do Brasil. As canções acumulativas normalmente têm um jeito muito divertido de brincar! Uma característica dessas músicas é que elas parecem que nunca vão acabar e nos desafiam a memorizar todas as etapas da música.
Na cantiga acumulativa, a cada estrofe se juntam versos das estrofes anteriores. Assim, os versos vão se acumulando. As estrofes ficam cada vez maiores, e a cantiga pode não ter fim.
As cantigas acumulativas são músicas da cultura popular, de tradição oral, transmitidas de geração em geração. Elas fazem parte do universo infantil e são usadas em muitas brincadeiras. ... Nas brincadeiras , é empregada a gesticulação, simulando trechos dos versos cantados.
CANTIGAS ACUMULATIVAS SÃO MÚSICAS DO FOLCLORE BRASILEIRO QUE BRINCA COM A REPETIÇÃO DE VERSOS E SÃO USADAS EM MUITAS BRINCADEIRAS. A CADA ESTROFE, REPETEM-SE VERSOS DAS ESTROFES ANTERIORES, PORTANTO OS VERSOS VÃO SE ACUMULANDO, SENDO FÁCEIS DE MEMORIZAR.