Segundo a Constituição, um candidato para ser eleito necessita da maioria absoluta (mais da metade) dos votos validamente expressos. Caso nenhum candidato consiga esse número, realizar-se-á uma segunda volta apenas entre os dois candidatos mais votados.
Nas eleições presidenciais o sistema empregado é de maioria absoluta, onde o eleito precisa obter mais de 50% dos votos válidos, desconsiderados os brancos e nulos, para ser eleito.
Por Unidade da FederaçãoUFQuantidade% em relação ao totalRoraima11,05%Santa Catarina33,16%São Paulo2829,47%Sergipe11,05%
O chamado Registro Digital de Voto (RDV) é um arquivo digital produzido por cada urna eletrônica para fazer a apuração dos votos daquela urna. O RDV é inserido numa espécie de pendrive, chamado de "memória de resultado", que, findada a votação, é levado até algum ponto onde haja acesso à intranet da Justiça Eleitoral.
Foi disputado entre Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL), que saiu-se como o vencedor. O candidato e seu vice foram empossados em 1 de janeiro de 2019 para um mandato de quatro anos.
As eleições gerais estão programadas para serem realizadas no Brasil em 2 de outubro de 2022 para eleger o Presidente, o Vice-Presidente e o Congresso Nacional .
O voto de cabresto é um mecanismo de acesso aos cargos eletivos por meio da compra de votos com a utilização da máquina pública ou o abuso de poder econômico. É um mecanismo muito recorrente no interior do Brasil como característica do coronelismo.
Cada estado e o Distrito Federal elegem três senadores, num total de 81, para mandatos de oito anos. Numa eleição são escolhidos um terço dos senadores, como ocorre este ano, e, na seguinte, os outros dois terços. O Senado é dirigido pela Mesa ou Comissão Diretora, eleita pelos senadores a cada dois anos.
Nesse caso, o trabalho é desempenhado todos os dias e de maneira contínua, por exemplo, apenas no diurno (manhã e tarde), somente durante a tarde, entre outros. A segunda forma é a dos turnos alternados ou rodiziantes, que se referem às trocas de horários/turnos realizadas pelos trabalhadores no transcurso do tempo.
Neste tipo de escala de revezamento em 3 turnos, a divisão é feita por períodos de trabalho (manhã, tarde e noite) e a criação de 3 grupos de trabalhadores, com divisão em 4 subgrupos incluindo 1/3 de trabalhadores em cada.