Nas eleições presidenciais o sistema empregado é de maioria absoluta, onde o eleito precisa obter mais de 50% dos votos válidos, desconsiderados os brancos e nulos, para ser eleito.
Eleição municipal de São Paulo em 20162 de outubro de 2016 (Turno único)Votos967 190Porcentagem16,70%CandidatoMarta Suplicy
Por Unidade da FederaçãoUFQuantidade% em relação ao totalRondônia11,05%Roraima11,05%Santa Catarina33,16%São Paulo2829,47%
Ela é composta por dois módulos: o "terminal do eleitor" e o "terminal do mesário". ... Já o terminal do eleitor é a urna propriamente dita, ou seja, é onde o votante digita seu voto. Após a eleição, a urna produz uma tabulação dos dados de voto armazenados em um componente de memória removível com uma cópia impressa.
Quociente eleitoral é um método pelo qual se distribuem as cadeiras nas eleições pelo sistema proporcional de votos em conjunto com o quociente partidário e a distribuição das sobras.
Eleição presidencial no Brasil em 20187 de outubro (primeiro turno) 28 de outubro (segundo turno)VotosPorcentagem55,13%Candidato mais votado no segundo turno por unidade federativa. Jair Bolsonaro Fernando Haddad
Art. 3º Será considerado eleito Prefeito o candidato que obtiver a maioria dos votos, não computados os em branco e os nulos.
Ricardo NunesDesde 2021 São Paulo/Prefeito
Segundo a Constituição, um candidato para ser eleito necessita da maioria absoluta (mais da metade) dos votos validamente expressos. Caso nenhum candidato consiga esse número, realizar-se-á uma segunda volta apenas entre os dois candidatos mais votados. ... Caso contrário, a eleição é realizada apenas em um turno.