O poema"cidadezinha cheia de graça" é um soneto. E duas estrofes de 3 versos chamados de tercetos .
O poema tem como finalidade fazer um retrato da cidade, ressaltando a vida calma de uma cidade do interior do país. Alternativa A! 2. De acordo com Mário Quintana, a cidade era muito pequena, com burros pastando na praça e com uma igreja igualmente pequena de uma torre só, que ficava sobre as velhas casas da cidade.
até causado" o que significa? ( ) Uma forma carinhosa de referir à cidade. ( )Uma forma poética de demonstrar descaso para com a cidadezinha.
15 – "A cidadezinha é tão calma que até causa dó". O que no texto, interrompe o sossego da cidadezinha? As nuvens que vem nuvens e asas, não param nunca, nem um só segundo...
Mário Quintana (Mário Quintana) Cidadezinha cheia de graça... Tão pequenina que até causa dó... Com seus burricos a pastar na praça... Sua igrejinha de uma torre só... Nuvens que vêm, nuvens e asas, Não param nunca, nem um só segundo...
Carlos Drummond de Andrade. Entendendo a poesia. 01 – Qual é o assunto do poema? O poema fala de uma vida pacata numa cidadezinha de interior.
Mário Quintana Tão pequenina que até causa dó! Nuvens que venham, nuvens e asas, Não param nunca nem um segundo…
[Brasil] Desconfiar. 3. Presumir.