O Brasil pode ser dividido em sete domínios morfoclimáticos: amazônico, cerrado, mares de morros, caatinga, araucárias, pradarias, pantanal. Como o nome já diz, são determinadas áreas nas quais dominam determinado tipo de clima, de uma forma (morfo) do relevo e, consequentemente, de uma vegetação.
Os domínios são:
O Brasil, por possuir um território de extensão continental, favorece a formação de distintas formas de vegetações e climas, denominado pelo Geógrafo Aziz Ab'Saber de domínios morfoclimáticos. Nesses estão inseridos aspectos do relevo, clima e vegetação, apresentados em diversas paisagens espalhadas pelo Brasil.
domínio amazônico e no domínio do cerrado o avanço dos projetos agropecuários, grandes projetos minerometalúrgicos, garimpos e hidrelétricas, causam desmatamento e queimadas, com graves consequências para a flora e a fauna, além de erosão do solo, inundações, assoreamento, contaminação de rios, que afetam diretamente . ...
O Domínio morfoclimático amazônico é o maior do Brasil, e está praticamente todo localizado na Região Norte do país.
O Domínio morfoclimático amazônico é o maior do Brasil, e está praticamente todo localizado na Região Norte do país.
Domínio é o conjunto natural em que há interação entre o clima e os elementos relevo ou vegetação determinantes. ... Neste conjunto há certa coerência nos aspectos de relevo, tipos de solo, vegetação, clima e hidrografia.
Atualmente, o desmatamento é a grande preocupação em relação a esse domínio, que vem sendo destruído por várias atividades econômicas, entre elas: crescimento da atividade agrícola, principalmente pelo cultivo de soja, aumento do número de pastagens, implantação de projetos de mineração e a realização de atividade ...
Resposta: Pela ação humana, desmatamento, o avanço dos projetos agropecuários garimpagem de pedras preciosas e ouro, entre diversas outras coisas. Explicação: A ação humana é a causadoras de diversos impactos ambientais.