Planejamento alimentarReprodutor:Volumosoou 1 kg de feno e 2 ou 3 kg de silagemConcentrado: 300gr/an/diaLactação:VolumosoConcentrado : 4 gr/an/dia
Proteger as ovelhas do sol, chuva e vento é essencial para que elas se mantenham saudáveis. Se não for possível disponibilizar um celeiro, um abrigo com três lados cumpre bem a função. A vantagem do celeiro é a possibilidade de separar os animais doentes ou prenhas do restante do rebanho.
Pode compor rações a base de cereais, como milho, trigo ou cevada, ou ainda polpa cítrica, na proporção de 1% e no máximo 2%. Pode, ainda, ser utilizada para aumentar o teor proteico de volumosos úmidos, como silagem de milho ou sorgo, cana-de-açúcar, na quantidade de 1%.
O milho é o alimento mais usado nos concentrados comerciais, como fonte de energia para os ovinos, já que apresenta entre 85% e 88% de NDT na matéria seca. Porém, tem um baixo valor nutricional, em termos de proteína, que varia entre 7% e 10%.
Eles comem à vontade, no mínimo três vezes por dia, uma ração específica para ovinos. E assim, engordam 300 gramas por dia. Com seis ou sete meses já estão prontos para o abate, como é o caso de um carneiro macho, da raça Santa Inês, que nem trocou os dentes ainda.
Comportamento das ovelhas As ovelhas são animais inteligentes, sensíveis e sociáveis. Elas conseguem facilmente identificar os integrantes pertencentes ao seu grupo, além de serem capazes de distinguir as várias expressões da face de outros animais do rebanho.
As ovelhas domésticas têm desempenhado um papel fundamental para a espécie humana, que utiliza sua lã para fazer roupas e até mesmo tapetes. A carne, seja de animais adultos ou de filhotes, é amplamente consumida, bem como seu leite e os diversos tipos de queijos feitos com ele.
Farmazole® Ovinos é indicado no combate contra formas adultas e lavares de vermes redondos gastrintestinais e pulmonares, e contra as formas adultas de cestódeos (Tênias) e trematódeos (Fascíola hepática).
– raízes e tubérculos: podem ser empregados, com vantagem, na alimentação dos carneiros, podendo ser destacadas, neste caso, a mandioca, a batata, a cenoura e a abóbora; – concentrados: entre eles estão o milho, a cevada, a aveia, o centeio, o trigo, o algodão, o babaçu, a soja e o amendoim.