Divide-se o número pelo volume de combustível disponível no tanque. Por exemplo: um modelo que tem autonomia de 10 km/l, equivalente ao consumo médio de 10 l/100 km, com 20 litros restantes no reservatório, tem alcance de 200 quilômetros. O alcance máximo de um veículo é calculado de maneira muito simples.
Os europeus usam a forma correta de volume de combustível gasto para percorrer determinada distância, tendo-se convencionado que essa distância é de 100 quilômetros, no caso, litros por 100 km. ... O padrão L/100 km é usado também em países sul-americanos como Argentina e Chile.
O consumo médio de combustível de um automóvel é uma razão que divide a distância percorrida pela quantidade de combustível que foi utilizada. As unidades de medida padronizadas para essas grandezas são quilômetros (km), para distância percorrida, e litros (l), para a quantidade de combustível gasto.
Com o total de quilômetros rodados em mãos, divida o que foi percorrido pela quantidade de litros que foram necessários para completar o tanque. O cálculo pode ser representado pela seguinte fórmula: km percorridos ÷ litros para completar = quilometragem por litro.
Seriam 80 reais de combustível para percorrer um trajeto de 200 km, considerando que o valor médio por litro seja de 4 reais.
Consumo na cidade: 8,1 km/l (etanol) e 11,8 km/l (gasolina).
1 Litros po 100 quilômetros [l/100km] = 100 Quilômetros por litro [km/l] - Calculadora de unidades de medição com a qual se podem converter entre outras unidades de Litros po 100 quilômetros em Quilômetros por litro.
O Palio é um carro com bom custo benefício, apresentando um consumo de 8,8/10,3 km/l (cidade/estrada) com etanol; 12,3/15 km/l (cidade/estrada) com gasolina.
Como calcular o gasto de gasolina por km? É simples! Divida o número de quilômetros rodados pela quantidade de litros necessários para encher o tanque (km / litros).