As mais eficientes produzem um único bezerro por ano, mas no Brasil, em média elas produzem um bezerro a cada 15 meses! Para piorar, a idade média ao primeiro parto das vacas brasileiras está entre três e quatro anos de idade.
Quando perceber que o bezerro não mamou conduza-o com a vaca ao curral, procedendo a apartação e contenção da vaca no tronco, para em seguida amarrar suas patas de trás. Quando a vaca estiver bem contida massageie levemente o úbere, tirando dois ou três jatos de leite de cada teto.
Bezerros de raças taurinas começam a pastar e a ruminar entre 2 e 3 semanas de idade, com um tempo médio de pastejo de 3 horas/dia. Daí até 120 dias de vida, o tempo de pastejo aumenta quase que diretamente com a idade do bezerro.
O bezerro começa a mamar de duas a cinco horas após o nascimento. Cada mamada dura de 10 a 15 minutos. Após o nascimento, a vaca precisa fazer os controles olfativo e gustativo no filhote.
Existem registros de vacas gir com até 13 crias e idade fértil de 15 anos. Mas para se atingir um bom nível de melhoramento genético, o ideal é que a vaca seja descartada após cinco crias.
Ao ocorrer a primeira descarga de líquido amniótico, as vacas tornam-se mais calmas e lambem este líquido até o momento do parto realmente. As vacas podem parir em pé ou deitadas, sendo o primeiro caso o mais comum. Em ambos os casos, a fêmea leva algum tempo para iniciar os cuidados com seu filhote.
Se verificar que o animal está tentando mamar e não consegue, pode haver algo impedindo a ingestão do leite, como algum tipo de ferimento ou mesmo fraqueza do filhote.
Em alguns casos, ele pode ficar sem oxigênio por algum tempo; outros bezerros podem até ter ossos quebrados ou órgãos injuriados. Esta relutância pode, portanto, não ser voluntária: simplesmente não há capacidade física de consumir o colostro nas primeiras horas de vida.
- O bezerro deve ser alimentado com leite ou seus substitutos até que possa comer e digerir alimentos secos; portanto, a quantidade de alimento seco consumida deve ser o critério mais importante para se determinar quando o bezerro pode/deve ser desmamado.
seis litros Por dia, um bezerro toma de quatro a seis litros de leite, o equivalente a 10% do peso corporal. A alimentação deve ser fornecida de manhã e à tarde. A partir do décimo dia de nascido, o bezerro começa a ter contato com a ração, mas o consumo será pequeno.