A liberação sanitária de cargas para produtos importados pela Anvisa caiu significativamente no mês passado, em relação a maio e abril. A maior queda foi no aeroporto de Guarulhos que chegou demorar 35 dias úteis e agora está em 10 dias úteis. O aeroporto de Congonhas também reduziu de 26 para 7 dias úteis.
Como encomendas internacionais são processadasServiçoTempo médio de entrega¹ (dias úteis)RastreamentoColis Postaux7CompletoPrime Exprès12CompletoPequenas encomendas registradas40Simplificado²Pequenas encomendas simples40InexistenteMais 1 linha
Para saber se o seu pacote foi taxado, é só fazer o rastreamento dele. O status da entrega vai estar como: "Fiscalização Aduaneira Finalizada". Aí é só acessar o site dos Correios Minhas importações para saber se houve a cobrança do imposto de importação.
Os objetos internacionais são armazenados pelos Correios por até 30 dias. Após esse período, são devolvidos ao remetente. A Alfândega também determina que objetos com descrições imprecisas ou incompletas sejam retornadas ao país de origem.
Caso a remessa postal tenha sido selecionada na ECT para análise da Anvisa, o importador terá que aguardar a verificação do conteúdo e demais procedimentos sanitários cabíveis referentes à fiscalização da importação.
É necessário enviar uma série de documentos da empresa e do produto à Anvisa, e também: indicações de uso, projeto gráfico dos rótulos, informações técnicas e outras mais. Importante: a empresa deverá estar regularizada e com todas as licenças e autorizações sanitárias em dia!
Objeto em fiscalização aduaneira a 21 dias.