O sangramento no pós-parto, cujo nome técnico é lóquio, é normal e dura em média 5 semanas, sendo caracterizado pela saída de sangue vermelho escuro com consistência espessa e que, por vezes, apresenta coágulos de sangue.
O descanso durante o puerpério ou nos primeiros dias após o parto é crucial, pois o sangramento pode retornar. Mesmo que não haja problemas de saúde ou complicações pós-parto, este tipo de (leve) sangramento é um sinal de que o corpo precisa descansar mais.
O principal sinal de alerta é a perda de mais de 500 mL de sangue, o que pode ser percebido por meio de alguns sinais e sintomas como desmaio, palidez, fraqueza, dificuldade para em pé ou com o bebê no colo, além de poder haver em alguns casos febre e dor abdominal.
Como amenizar o desconforto do sangramento pós-parto? Use apenas absorventes externos, já que os internos podem introduzir bactérias na região genital que ainda está fragilizada pelo parto. Durante as primeiras semanas pegue leve em atividades físicas, pois elas podem tornar o sangramento mais intenso.
É normal ter sangramento até 6 semanas após o parto. O que acontece é que esse fluxo vai se transformando em intensidade e aspecto. No início é vermelho vivo, depois vai se tornando mais amarronzado e por fim um amarelo tipo ferrugem.
"Após o nascimento do bebê, a mulher notará um sangramento que poderá durar até 40 dias, mas isso não é menstruação. Esse sangramento ocorre porque o corpo está eliminando o material que revestia o útero durante a gestação", explica a ginecologista.
O sangramento pode ser normal sim e devido a injeção, principalmente nas mulheres que não estão amamentando. Nunca inicie uma medicação anticoncepcional sem ajuda do seu médico.
Outras causas da hemorragia pós-parto incluem
A atonia uterina corresponde à perda da capacidade de contração do útero após o parto o que aumenta o risco de hemorragia pós-parto, colocando em risco a vida da mulher.
Depois do nascimento do bebê, sangramento excessivo do útero é uma preocupação importante. Em geral, a mulher perde aproximadamente meio litro de sangue durante e depois de um parto normal. Há perda de sangue porque alguns vasos sanguíneos se abrem quando a placenta se descola do útero.