O fechamento primário pode ser feito de imediato (tempo menor do que 6 horas entre lesão e início de tratamento), ou retardado. Quando há contra-indicação para fechamento do ferimento, o tratamento é feito de forma aberta podendo ser fechado de forma secundária se evoluir bem.
Primeiros Socorros - Ferimentos
O médico precisa ter o cuidado de não causar trauma no tecido e na pele ao redor, e os pontos não devem ser removidos antes de 7 dias da sutura, nem se houver risco de sangramento por causa de alterações na coagulação.
As suturas devem ser realizadas em feridas limpas, feridas com contaminação recente e feridas sem infecção. Para se realizar uma boa sutura, algumas normas básicas são necessárias: Assepsia adequada: infecções podem fazer deiscência de sutura, por que enfraquecem e destroem os tecidos.
ferimentos limpos: contaminação bacteriana mínima; ferimento com menos de seis horas de evolução. ferimentos contaminados: evolução de mais de seis horas.
O processo de cicatrização é dividido didaticamente em três fases: inflamatória, proliferação ou granulação e remodelamento ou maturação.
Para evitar o risco de infecção grave e ajudar a prevenir ou diminuir as cicatrizes, um corte profundo deve idealmente ser suturado dentro de 6 a 8 horas e, no máximo, dentro de 24 horas após a lesão. Se você esperar mais, os pontos que você recebe podem não aguentar e o risco de infecção é maior.