1) 3º Sargento: 10 (dez) anos de efetivo serviço na graduação e, no mínimo 13 (treze) anos de efetivo serviço; 2) 2º Sargento: 10 (dez) anos de efetivo serviço na graduação e, no mínimo 20 (vinte) anos de efetivo serviço.
Fundamental na cadeia de comando, o sargento coopera para o cumprimento oportuno das decisões tomadas. É modelo de chefe para os cabos e soldados, tendo com estes uma estreita relação de confiança.
oito anos O 3º Sargento é promovido a 2º Sargento após completar cerca de oito anos de serviço como 3º Sargento.
Candidatos consideram prova fácil e aprovam o tema da redação. ... Isso mesmo, todos os concorrentes ouvidos por Folha Dirigida classificaram o exame de 2020 como fácil e com destaque para as disciplinas de Inglês, História, Geografia e, claro, a Redação.
O 3º Sargento é a graduação mais operacional de um sargento, por ser a posição inicial da carreira, operacionalmente ele é o líder das pequenas frações (grupo de combate).
Sargento é a designação que indica os militares que têm uma graduação hierárquica superior aos cabos e inferior aos suboficiais, ambos pertencentes ao quadro de praças das Forças Armadas.
O 3º Sargento é promovido a 2º Sargento após completar cerca de oito anos de serviço como 3º Sargento. Pode assumir funções administrativa e após concluído o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, pode assumir a função de Adjunto de Pelotão.
Para chegar ao posto de sargento é preciso ingressar na corporação como soldado de 2ª classe, através de concurso público. Depois de dois anos, é possível ser promovido a soldado de 1ª classe, função que precisa ser exercida por pelo menos mais cinco anos antes de tentar prestar um concurso interno para sargento.
No ano passado (2017), a nota de corte da designação foi de aproximadamente 6,8pt de média geral. Entretanto, devido ao aumento do nível da prova (previsto em separata publicada) deste ano, estimo que neste ano esse índice se mantenha ou até mesmo reduza, ficando o candidato 910º com a nota próxima a 6,8pt.
O período de qualificação terá a duração de 43 semanas. No que diz respeito às Armas. O período de qualificação é conduzido integralmente, na ESA.