Essa sensação de tontura chamada de vertigem geralmente dura apenas alguns segundos até um minuto, mas muitas vezes faz você se sentir como se a sala estivesse girando ao seu redor.
Tontura e perda de equilíbrio, seguidas de náusea leve, durante apenas alguns segundos, podem ser sinais da VPPB – Vertigem Paroxística Postural Benigna, síndrome, sem causa definida, que se manifesta em qualquer idade.
Diagnóstico da VPPB O diagnóstico é feito, habitualmente, pelo médico otorrinolaringologista (especialista em otorrinolaringologia (muitas vezes, abreviada para Otorrino ou ORL), através da história clínica e exame físico do doente.
4 de julho, 2019. Segundo neurologistas, labirintite é rara e grave; cerca de 70% dos casos de vertigem são, na verdade, vertigem posicional paroxística benigna, ou VPPB. Muita gente quando sente tontura logo relaciona o problema com labirintite.
O tratamento consiste em manobras posturais, onde o profissional executa uma série de movimentações e posições de cabeça e do corpo, para estabilização dos cristais.
Uma resposta positiva à manobra de Dix-Hallpike, em que o nistagmo bate na direção correta, é o padrão para o diagnóstico de VPPB envolvendo o canal posterior, que é a sua forma mais comum.
"A Vertigem Posicional Paroxística Benigna é causada pelo deslocamento de fragmentos de otólitos, que são pedrinhas responsáveis pelo equilíbrio que ficam dentro da orelha interna.
A manobra mais clássica para diagnóstico da VPPB é a manobra de Dix e Hallpike, que consiste em, com o paciente sentado com as pernas sobre o leito, rotacionar sua cabeça 45º para um dos lados e, em seguida, deitar o seu tronco rapidamente, sem modificar a posição da cabeça, de modo que ela fique pendente na cabeceira ...
Os cristais saem do lugar por diversas razões. A VPPB pode ocorrer seguida de uma infecção da orelha interna ou febre. Uma concussão, movimento de "chicote" da cabeça ou uma pancada da cabeça, podem fazer com que os cristais saiam e fiquem circulando livremente dentro dos canais semicirculares.