– Repouso: em casa, por pelo menos 24 horas. – 03 dias depois do exame deve ser evitado: carne vermelha, frutas com bagaço e sementes em geral.
Após o exame, a persistência ou exacerbação de sinais e sintomas como: náuseas, vômitos, dor, sangramento, febre, distensão abdominal, fraqueza, taquicardia e outros, merecem atenção e o paciente deve comunicar seu médico ou se dirigir ao hospital para ser avaliado pela equipe médica.
- Após a colonoscopia, o indivíduo não deve dirigir nem realizar tarefas que ofereçam riscos a sua integridade, devido ao uso de sedativos durante o exame. - Ao longo do dia, a alimentação deve ser leve, com ingestão de bastante líquido. - A diarreia pode persistir ainda por 12 horas depois do procedimento.
Pode voltar às atividades normais em 24 horas, evitando exercícios físicos ou esportes violentos por dois ou três dias. Você deve conversar sobre o resultado do exame e o laudo da biópsia com o médico que pediu o exame. A biópsia fica pronta em 7 dias.
Após o exame, devido à sedação e desidratação, é recomendável repouso. Não há como trabalhar nas 8 - 12 hs após exame.
Deverá comer alimentos fáceis de digerir (sopas, bolachas de água e sal, torradas, frango, peixe ou vegetais cozinhados). Não coma alimentos que possam causar flatulência e gases, como por exemplo: feijão, cebola, alho, couve, brócolos, couve-flor, chocolate e alimentos condimentados.
Dor e distensão abdominais podem ocorrer durante algumas horas após o exame, estando relacionadas, em colonoscopias diagnósticas, principalmente, com o volume de ar empregado para insuflação dos cólons e do reto, tempo de duração do exame e competência do médico examinador.
Nas primeiras 24 horas após o exame: O ar introduzido no cólon poderá causar algumas dores ligeiras no abdómen (zona do estômago) algumas horas após o exame. Todavia, tais dores são normais, sendo muito importante libertar os gases, o que irá ajudar a reduzir a flatulência e a expelir o ar.