Significado de Centúria O espaço de cem anos; século.
Centúria era uma unidade de infantaria do exército romano, que constituía as coortes romanas, que continha oitenta legionários, correspondendo a dez contubérnios (a unidade mínima do exército romano, constando de oito soldados a dez).
A Assembleia das Centúrias reunia o exército romano no Campo de Marte. Os comícios em praças ou locais públicos se tornaram comuns com os gregos, que assim desenvolveram o seu modelo de democracia. Roma herdou esse costume da Grécia e também popularizou os comícios.
Uma centúria romana era composta por 80 soldados e era comandada pelo centurião.
As coortes (em latim: Cohors) eram subdivisões de uma legião romana. Uma legião romana constava de 10 coortes, numeradas de I a X. Uma coorte era composta por 3 manípulos; cada manípulo era formado por duas centúrias.
A unidade básica do Exército da Roma antiga era uma força armada com 6 mil homens, que se destacava pelos movimentos rápidos e flexíveis. A maior arma dessa força armada era a quantidade de integrantes: uma legião podia ser formada por até 6 mil homens!
Uma legião era dividida em centúrias (divisões com legionários), comandada pelos centuriões. Também essas eram, eventualmente, divididas em grupamentos de dez. Cinco a oito centúrias formavam a coorte, geralmente comandada por um tribuno; seis a oito coortes em média formavam uma legião.
A Legião Romana (do Latim legio) era a maior unidade militar do exército romano, contando com mais de 3 000 homens (os legionários) em suas fileiras no início da Era Republicana, chegando posteriormente a ter mais de 5 200 soldados no período do Império, consistido de centúrias como a unidade básica.