O taxista é o dono e proprietário do alvará e por isso, deve ir atrás de toda a burocracia. O SEBRAE estipulou para essa modalidade a necessidade de um investimento inicial de 160 mil reais, mais um capital de giro de 3%.
Para ser taxista em São Paulo é necessário um documento chamado Condutax que é emitido pela prefeitura. Você precisa se inscrever no Cadastro Municipal de Condutores de Táxis de São Paulo. Atualmente existem mais de 60 mil pessoas em São Paulo que possuem Condutax, isto significa que elas podem ser motoristas de táxi.
Até pouco tempo atrás, um alvará podia ser adquirido por R$ 170.000, mas agora os preços tiveram queda entre 30% e 50%, chegando a menos de R$ 100.000. Para a prefeitura, a liberação ocorre depois da criação do táxi preto, permitido para concorrer com o sistema Uber Black, já que houve um novo sorteio de alvarás.
O alvará para táxis é um documento próprio para aqueles usuários que desejam se torna taxistas, pois é por parte dele que o motorista assegura que o carro está nas condições ideias para transporta seus passageiros e permite que o mesmo realize seu trabalho sem maiores complicações, com segurança e qualidade em suas ...
Como se tornar um taxista
Em São Paulo o Ponto de Táxi é uma reserva na via pública destinada ao estacionamento exclusivo de veículos que prestam serviços de Táxi. Os pontos são fixados pela Prefeitura, com especificação da categoria, localização e número de ordem, bem como dos tipos e quantidade máxima de veículos que neles podem estacionar.
Documentos necessários para ser um motorista de táxi No geral, os documentos necessários para um novo condutor de táxi são: Carteira Nacional de Habilitação em uma das categorias B, C, D ou E, assim definidas no art. 143 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997.
O veículo deve ser um sedã, perua ou crossover ou SUV, com carroceria de quatro portas, largura mínima de 1,75 metro e entre-eixos mínimo de 2,6 metros.
Todo taxista precisa ter o CONDUTAX, cadastro pessoal e intransferível que habilita o cidadão (pessoa física) a exercer esta atividade. O veículo que irá circular como táxi também necessita de uma licença emitida pelo Poder Municipal, chamada ALVARÁ DE ESTACIONAMENTO (livre ou privativo).
O taxista portador do alvará de estacionamento que desejar realizar a baixa e cancelar a licença antes de seu vencimento deverá ir pessoalmente ao DTP, e realizar a solicitação por meio de formulário específico. Em caso de transferência para herdeiros, o inventariante deverá ir pessoalmente ao órgão.