Os poríferos, quanto ao seu modo de vida, são animais sésseis, por quê? A palavra séssil vem do latim e significa diretamente ligado. Os poríferos não apresentam órgão de locomoção e vivem, geralmente, presos a substratos, como rochas e conchas, permanecendo sozinhos ou formando colônias de variadas formas e cores.
Um animal séssil é um animal que é estacionário em oposição ao movimento (móvel). A maioria dos animais sésseis são móveis em seus estágios larvários e ou se movem ativamente / nadam ou apenas vão com o fluxo (planctônico).
As esponjas são animais filtradores que se alimentam de plâncton e de minúsculas partículas de matéria orgânica dissolvidas na água. ... São animais sésseis, solitários ou coloniais, que habitam ambientes de água doce ou marinhos. Fixam-se sobre rochas, conchas, corais ou outros substratos.
Os poríferos não apresentam a capacidade de locomoverem-se, sendo, portanto, animais sésseis. Eles podem ser encontrados vivendo sozinhos ou em colônias. Os poríferos são animais sésseis, ou seja, que não apresentam capacidade de locomoção.
As esponjas ou os Poríferos (classe na qual encontram-se as esponjas) são considerados animais primitivos pois são animais sésseis, ou seja, não saem do lugar, não possuem músculos, órgãos internos, nem ao mesmo sistema nervoso.
Séssil é a característica da lesão, que tem a sua base mais alargada (não pedunculado). Sendo mais popular para entender melhor: é uma lesão parecido como uma verruga que está no reto (final do intestino grosso), que tem sua base alargada!
Que está diretamente inserido no organismo por uma base larga e não pediculada.