Recomenda-se a aplicação em duas doses, sendo a primeira dose aplicada aos 15 meses, como parte da vacina tetraviral (SCR-V) e a segunda aos 4 anos de idade. No serviço privado, as duas doses de vacina varicela são administradas antes dos 4 anos de idade.
A vacina meningocócica ACWY, também conhecida como vacina tetravalente, protege contra os meningococos dos sorogrupos A, C, W, Y. Quando tomar: a vacina pode ser aplicada a partir dos 2 meses de idade. Iniciando aos 3 meses, há necessidade de uma segunda dose ao 5 meses e reforço aos 5 e 11 anos.
Como acessar a sua carteira de vacinação digital no PC
Mais uma vacina muito importante vai entrar no calendário de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS): a Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.
O que fazer: é indicado aplicar gelo no local da vacina durante 15 minutos, 3 vezes por dia até que os sintomas desapareçam. O gelo deve estar coberto com uma fralda ou pano de algodão, para que o contato não seja direto com a pele.
Hepatite B – 3 doses (a depender da situação vacinal anterior) Febre Amarela – 1 dose (a depender da situação vacinal anterior) Dupla Adulto (dT) (previne difteria e tétano) – Reforço a cada 10 anos. Tríplice viral (previne sarampo, caxumba e rubéola) – 2 doses (de acordo com a situação vacinal anterior)
A doença é caracterizada pela inflamação das meninges, membranas que envolvem todo o sistema nervoso e é causada pelo meningococo B (MenB), um dos principais agentes da meningite bacteriana. Esse tipo é considerado um dos mais letais – a cada dez casos, dois são fatais – e representam entre 20% a 40% das meningites.
Vacina de Meningite B - R$530,00 - Labi Exames.
Segundo o Ministério da Saúde, a partir dos 20 anos você precisa se vacinar ao menos contra sarampo, caxumba, rubéola, hepatite B, febre amarela, difteria e tétano. Para se proteger de todas essas doenças, são quatro tipos de vacinas, disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS):
Para ter acesso a carteira de vacinação digital é só acessar o site do ConecteSUS em https://conectesus-paciente.saude.gov.br ou o aplicativo disponível no Google Pay ou Apple Store.