Nosso país, com dimen- são continental, permite o cultivo de até três safras de grãos no mesmo ano agrícola, e isso permite que a colheita se estenda durante, praticamente, todo o ano agrícola (setembro a agosto).
O período que contempla o fim da colheita (pós-colheita) até o início do novo plantio recebe o nome de entressafra. ... Essa safra obtida dessa cultura recebe o nome de safrinha e, como mencionado, é uma boa opção para o agricultor obter mais recursos financeiros para a sua sobrevivência.
Assim, o Brasil já conta duas safras de milho há bastante tempo, sendo a primeira safra (verão) plantada de setembro a dezembro, e a segunda (inverno), de janeiro a abril.
Desde o planejamento agrícola até a entrega do produto às agroindústrias, podemos ter 18 meses de ciclo.
O plantio da soja, principal grão cultivado no país, é realizado basicamente entre outubro e dezembro. Já o período de colheita começou, na maioria dos estados, no início deste ano. Em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia e Paraná, a colheita teve início em janeiro e segue até meados de abril.
No caso do milho, por exemplo, a Safra se inicia em outubro e vai até dezembro. Já para o café, a safra que também se inicia em outubro só termina em Julho/Agosto. Safrinha é o cultivo realizado logo após a safra, em condições de sequeiro.
Para resumir: a safra é a primeira safra; safrinha, a segunda. A entressafra fica entre o fim do último cultivo (da segunda safra, por exemplo) e o início da próxima safra.
A produção de milho no Brasil é caracterizada pelo plantio em duas épocas: primeira safra (ou safra de verão) e segunda safra (ou safrinha).
Em média cada pé possui apenas duas espigas, mas a planta encontrada possuía oito espigas formadas e mais duas em formação. A área de milho, onde a planta foi encontrada, será destinada para silagem.