Amostra por conglomerados nos ajuda quando é impossível ou impraticável criar um quadro de amostragem de uma população alvo, porque ela é espalhada geograficamente e o custo da recolha de dados é relativamente alta. Os elementos da amostragem são selecionados a partir da população de maneira individual, um de cada vez.
Amostra Estratificada. Por exemplo, para obter uma amostra estratificada de estudantes universitários, o pesquisador primeiro organizaria primeiro a população por semestre de graduação e então selecionar determinado número de representantes de calouros, pessoas que estão no meio do curso e formandos, por exemplo.
A diferença principal entre amostragem estratificada e amostragem por conglomerados é que, no caso da estratificada, a população é dividida artificialmente em estratos, e, no caso da amostragem por conglomerados, a população já é naturalmente dividida em subpopulações.
Selecionam-se, aleatoriamente, no primeiro estágio, a conglomerados, segundo algum plano amostral. De cada conglomerado selecionado, sorteiam-se bα elementos, segundo o mesmo ou outro plano amostral. Pode-se usar em cada estágio AASc ou AASs .
Conglomerado é o nome dado a junção de duas ou mais empresas, de diferentes segmentos, que trabalham em função de uma única estrutura corporativa. ... Um grande exemplo de conglomerado é a multinacional LG, que fabrica desde celulares, televisores e computadores, até eletrodomésticos e produtos petroquímicos.
Uma amostragem aleatória estratificada envolve a divisão de toda a população em grupos homogêneos chamados estratos. ... Uma amostra aleatória de cada estrato é coletada em um número proporcional ao tamanho do estrato, quando comparado à população.
A amostragem estratificada consiste em especificar quantos elementos da amostra serão retirados em cada estrato. É costume considerar três tipos de amostragem estratificada: uniforme, proporcional e ótima. Na amostragem estratificada uniforme, sorteia-se igual número de elementos em cada estrato.
A amostragem por conveniência é uma técnica de amostragem não probabilística e não aleatória usada para criar amostras de acordo com a facilidade de acesso. ... Quando essa técnica é usada, hábitos, opiniões e pontos de vista podem ser observados mais facilmente.