Se o cabelo estiver muito danificado, elástico e frágil, a queratina pode ser usada, e a frequência de uso vai depender do estado do cabelo. De modo geral, a recomendação de uso é de 1 vez a cada 15 dias. Se o cabelo estiver em estado crítico, pode usar semanalmente, intercalando com hidratação/nutrição.
No cabelo, a queratina tem a função de proteger e preservar os nutrientes presentes dentro do fio. "Ela funciona como uma capa protetora que impede a perda de água dentro da haste capilar, protege o fio, dá um aspecto mais brilhante e maleável.
Pode dormir com queratina no cabelo. Mito. A queratina líquida tem um tempo de ação certo nos cabelos, que costuma ser em torno de 10 minutos. Deixar o produto por muito tempo nos fios pode causar o efeito contrário e deixar o seu cabelo mais rígido.
Modo de uso
Reconstrução média Lave o cabelo com xampu antirresíduo e tire a umidade com a toalha. Aplique a queratina a dois dedos da raiz, mecha por mecha. Espere 15 minutos, retire, passe máscara de hidratação e espere 20 minutos. Enxágue e passe só um pinguinho de condicionador nas pontas.
Basta diluir 10 ml de queratina na máscara, deixar agir por 20 minutos, em média, e enxaguar em seguida. Se os cabelos ficarem "pesados" após o uso, aplicar um pouco de condicionador nas pontas e deixar agir por 5 minutos, em seguida, enxaguar. Finalize como de costume.
Independentemente de quão ressecado e fragilizado o seu cabelo estiver, é sempre importante lembrar que a recarga de queratina não deve ser utilizada em excesso. Quando isso acontece, o efeito pode ser o contrário: em vez de bonitos, brilhantes e saudáveis, os fios ficam pesados, opacos e ressecados.
O ideal da queratina é usá-la a cada 15 dias. Outra forma de utilizar a queratina no cabelo é no creme de tratamento, que pode ser facilmente aplicado depois do shampoo.
"Basta diluir 10 ml de queratina em água e deixar agir por 15 minutos, em média, e enxaguar em seguida. Lembrando que sempre após usá-la é bom hidratar o cabelo, pois ela pode deixar um aspecto de fios ásperos", ensina Rafael.
Um dos principais pontos, no uso da queratina líquida para tratar o cabelo, é não deixar o produto passar do tempo determinado, que é de até 10 minutos. Ultrapassar esse período com a queratina nas madeixas pode causar algumas reações que prejudicam os fios, como o efeito rígido, quebradiço e sem vida.