As duas palavras existem na língua portuguesa. A palavra aliás é um advérbio e sugere uma retificação, uma correção do que foi dito. Tem significado de: ou melhor, ou antes, além disso, por sinal. Alias é o verbo aliar conjugado na 2ª pessoa do singular do presente do indicativo.
Do latim alias, "outra vez".
Ou melhor: 1 digo, ou melhor, ou seja, ou por outra, quer dizer. Na verdade: 2 seja dito de passagem, na verdade, a propósito, verdade seja dita.
Expressão popular que significa comentários paralelos, que desviam do assunto principal, mas que possuem algum tipo de relação com o que está sendo comentado. - Essa é minha nova modelo. - Parabéns, e ela é muito linda, diga-se de passagem!
Aliás, com acento agudo, é um advérbio e significa a introdução de uma frase com uma correção a algo que foi dito anteriormente. Alias, sem acento agudo, é o verbo aliar conjugado na 2ª pessoa do singular do presente do indicativo. Se refere, então, ao ato de unir.
Usa-se a vírgula para isolar as expressões explicativas, retificadas ou enfáticas, tais como: "além disso", "aliás", "a meu ver", "ao contrário", "a saber", "com efeito", "isto é", "na verdade", "por assim dizer", "por exemplo", "ou melhor", "pois bem", "em suma", "ou seja" etc.
Amiga, companheira, pessoa de caráter e dignidade. Aquela menina ali é minha aliada a favor dos boy!
[Figurado] De gênio, comportamento e hábitos difíceis; intolerável. Que não aceita regras; teimoso: menino impossível! Etimologia (origem da palavra impossível).
Alias (termo técnico de informática), apelido designado a caminho de rede ou a uma tabela ou visão em um script ou "query" de banco de dados.