O termo ecoeficiência surgiu em 1996, definido pelo World Business Council for Sustainable Development (Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável) como a forma de produzir e fornecer bens e serviços competitivos no mercado com menor consumo de recursos na- turais (água, energia, espaço físico, en- ...
Isso significa que uma empresa ecoeficiente consegue praticar um preço competitivo, satisfazer as necessidades humanas e proporcionar qualidade de vida, enquanto consome recursos naturais de maneira reduzida, respeitando a capacidade de sustentação do planeta.
Ecoeficiência é uma das grandes atitudes que nos podem levar ao desenvolvimento sustentável. Para apresentar o conceito de ecoeficiência vale mencionarmos primeiro o conceito de sustentabilidade para vermos claramente a diferença entre os dois. – Maximizar a utilização sustentável de recursos renováveis.
Nas indústrias, a idéia da ecoeficiência sugere uma maior e melhor qualidade ambiental na produção, com a finalidade de minimizar o consumo de recursos naturais e os impactos ambientais, relacionando o processo produtivo diretamente com seu impacto no meio ambiente.
A análise de ecoeficiência também pode ser utilizada para identificar formas de melhorar o impacto ambiental e os custos. ... Por exemplo, a análise de ecoeficiência pode ser aplicada para apoiar o desenvolvimento sustentável dos clientes ao longo da cadeia de valor, reduzindo energia e recursos.
A produção ecoeficiente é uma metodologia que busca reduzir a poluição e aumentar a sustentabilidade ambiental. Através desse modelo é possível minimizar desperdícios e emissões, eliminando as causas já na criação de produtos e serviços.
As empresas ecoeficientes são aquelas que conseguem benefícios econômicos, rapidez em seus processos e qualidade de seus produtos, com redução nos custos associados aos desperdícios de água, energia e materiais; à medida que alcançam benefícios ambientais por meio da redução progressiva da geração de resíduos sólidos, ...
Uma avaliação de ecoeficiência compreende cinco fases: definição de objetivo e escopo (que inclui fronteiras do sistema, interpretação e limitações); avaliação ambiental; avaliação do valor do sistema de produto; quantificação da ecoeficiência; e interpretação (incluindo garantia da qualidade).
Produção mais Limpa significa a aplicação contínua de uma estratégia econômica, ambiental e tecnológica integrada aos processos e produtos, a fim de aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia, através da não-geração, minimização ou reciclagem de resíduos gerados em um processo produtivo.